Com o passar dos anos, é natural que os fios apresentem sinais de desgaste em relação à textura, forma e volume, e é claro, o aparecimento dos fios brancos.

Transformações no organismo como a menopausa e o envelhecimento, acabam impedindo o cabelo de ter as mesmas características de antes, e assim como a pele vai recebendo tratamentos especiais anti-aging, o cabelo para manter-se saudável, necessita de uma atenção especial na hora dos cuidados.

Cirurgião e especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco explica que antes de cuidar dos fios é necessário identificar se a mudança ocorre devido a transformações do organismo (alterações hormonais da menopausa, por exemplo) ou aos fatores externos, como excesso de químicas e utilização inadequada de ferramentas como secador, chapinha e babyliss.

“O envelhecimento do cabelo começa por volta dos 40 anos, então se a mulher percebe que mesmo mantendo toda a rotina de beleza em ordem e a alimentação, o cabelo já não é mais o mesmo, talvez seja o momento de partir para tratamentos específicos anti-idades”. Além do aparecimento dos fios brancos, o cabelo pode ficar mais fino e ralo, quebrar com mais facilidade e também ser mais difícil de modelar.

Dica simples

Após identificar o envelhecimento dos fios, os cuidados devem ser diferenciados. A nutrição pode ajudar no controle, produtos emolientes e hidratantes auxiliam no ressecamento e a ceramida/queratina colabora para o bloquei da perda de volume e quebra capilar. O especialista completa a lista de tratamento, e diz que uma dica simples e que todos podem reproduzir em casa é a massagem no couro cabeludo.

“Muita gente esquece que o couro cabeludo circula sangue e este sangue é muito importante para a saúde dos fios. Na hora do banho, uma massagem delicada pode estimular essa circulação sanguínea e fazer a limpeza, que gera a renovação celular, isso parece simples, mas ajuda na absorção dos produtos que tem vitaminas que somam no fortalecimento dos fios”.


Dr. Thiago Bianco é cirurgião e especialista em transplante capilar, graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Marília e especializado em cirurgia geral e trauma pela Faculdade de Medicina de Marília, direcionou sua carreira para área de implante capilar. http://www.thiagobianco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *