Você sente que o dia passa voando e sua lista de tarefas nunca diminui? Ou pior, que gasta mais tempo em determinadas ações, mas elas não geram resultados positivos? No livro Sete Minutos para aumentar a sua produtividade, John Brandon, especialista no assunto há mais de uma década, ensina como pequenas mudanças podem transformar a rotina.
Mas, fique atento! Segundo o autor, produtividade eficaz não é sobre fazer mais coisas, mas sim sobre saber o que realmente importa e focar no que faz a diferença. Com apenas sete minutos por dia, é possível mudar a gestão de tempo, transformar a organização da agenda, romper com hábitos nocivos e conquistar mais progresso em menos horas trabalhadas. Que tal colocar a mão na massa agora? Desperte o seu lado produtivo com as cinco dicas:
- Comece o dia com um planejamento rápido: antes de mergulhar nas atividades, reserve sete minutos para definir as prioridades. Anote as três tarefas mais importantes e direcione sua energia para elas. Isso evita a sensação de estar sempre apagando incêndios e traz mais controle.
- Faça primeiro o mais importantes: ao longo do dia, sua energia e capacidade de concentração diminuem. Por isso, Brandon sugere começar pelo que realmente importa. Jeff Bezos, por exemplo, reserva a manhã para as reuniões mais desafiadoras, pois sabe que esse é seu momento mais produtivo.
- Defina horários específicos para checar e-mails: abrir a caixa de entrada constantemente desvia o foco. Para evitar esse desperdício de tempo, estabeleça períodos fixos para respondê-los. Isso permite que você trabalhe com mais atenção nas tarefas essenciais.
- Faça pausas estratégicas a cada 90 minutos: trabalhar por longos períodos sem descanso reduz a produtividade. A cada 1h30, faça uma pausa de cinco a dez minutos para recarregar a mente. Pequenos intervalos incentivam a manter o foco e aumentam o rendimento durante o dia.
- Elimine distrações digitais: notificações constantes em aplicativos podem tirar a concentração e te fazer perder tempo sem perceber. Silencie os alertas enquanto estiver no trabalho e estabeleça momentos específicos para checar o celular. Dessa forma, é possível manter a atenção no que é importante.
