O que faz uma casa se tornar um lar? Segundo a escritora e comunicadora Laila Coelho, o lar é mais do que paredes e móveis: ele é o lugar onde se constroem memórias, se fortalecem laços e se vivem os valores mais importantes. No livro O óbvio sobre família precisa ser dito, publicado pela Editora Vida, Laila apresenta um capítulo bônus com 30 atitudes que podem transformar completamente a atmosfera da sua casa, tornando-a um refúgio de amor e harmonia.

Selecionamos 5 destas orientações para te ajudar a iniciar 2025 com o ambiente renovado e como um convite para redescobrir o propósito e o cuidado nos pequenos detalhes do dia a dia. Desde organizar os espaços até criar tradições únicas, cada ação é uma oportunidade de renovar a conexão entre os membros da família e refletir o amor de Deus dentro do lar.

Confira as dicas e prepare-se para criar um ambiente mais acolhedor no ano vindouro:

1- Tenha uma rotina de organização: a desordem em casa pode refletir e até intensificar o caos interior. Comece pelo básico: arrume a cama todos os dias ao se levantar. Além de ser um hábito simples, ele cria um efeito dominó de organização e disciplina em outras áreas do lar. Para aprofundar, crie uma lista de tarefas semanais que envolvam todos os membros da família. Divida responsabilidades de forma justa, mostrando que o lar é um esforço coletivo.

2- Personalize seu lar com memórias e identidade: nada faz uma casa parecer mais um lar do que decorá-la com fotos, objetos de viagens e itens que contem sua história. Tire um fim de semana para selecionar fotos da família e colocá-las em molduras ou fazer um mural. Para ir além, envolva toda a família nesse processo, permitindo que cada membro escolha algo que simbolize sua essência.

3- Cultive fragrâncias que contêm histórias: o olfato é um poderoso gerador de memórias. Escolha uma fragrância que represente sua casa e use-a regularmente, seja com difusores, velas ou flores. Experimente criar momentos temáticos, como um aroma cítrico pela manhã para dar energia e um mais suave à noite para promover relaxamento. Essa prática pode ser aplicada aos quartos também.

4- Valorize refeições em família: sentar à mesa com a família é um ato poderoso de união. Planeje pelo menos uma refeição semanal onde todos possam estar presentes, sem distrações como celulares ou TV. Use esse momento para ouvir como foi o dia de cada um e compartilhar histórias. Para aplicar, experimente definir um prato especial que todos gostem ou criar um ritual, como uma oração antes da refeição. Isso ajuda a estabelecer uma tradição e torna esses encontros ainda mais significativos.

5 – Crie um espaço de conexão e relaxamento: reserve um cantinho na sua casa dedicado ao descanso e à conexão com Deus ou consigo mesma. Pode ser uma poltrona na sala, um pequeno altar ou até um espaço no quintal. Decore com objetos que tragam paz, como uma vela aromática, uma planta ou um livro inspirador. Para aplicar, defina uma rotina: 15 minutos por dia nesse espaço para meditação, oração ou simplesmente um momento de silêncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *