A cabeceira estofada é um objeto que, além de trazer um charme especial para a cama e composição visual do quarto, também propõe um conforto a mais, servindo como apoio para a cabeça. Porém, a frequente utilização dela colabora para o surgimento de manchas, devido à umidade e possível acúmulo de ácaros, o que pode deixar o material com a aparência feia e possibilitar o desencadeamento de possíveis alergias.
Assim como os outros itens confeccionados em tecido e que entram em contato direto com a nossa pele, a cabeceira estofada necessita de uma higienização específica. Pensando nisso, Camila Shammah, gerente de produtos, separou algumas dicas para auxiliar nesse processo de maneira simples e eficaz e deixar o quarto sempre agradável, com aparência de limpo e confortável. Confira:
Limpeza a seco
Aspire e escove uma vez por semana. “É indicado o uso de espumas de limpeza a seco, facilmente encontradas em comércios locais”, indica Camila. Para manusear, é muito simples: basta espalhar o produto pela superfície e deixar agir por cerca de trinta minutos. Logo após, utilize uma escova de cerdas firmes para esfregar, pois o atrito ajuda na retirada das manchas e ocasiona o clareamento do tecido. Para finalizar, passe o aspirador de pó para remover os resíduos sólidos.
Cheiro desagradável
A especialista diz que, “para além do que o olho pode ver, temos também os odores provocados pela falta de limpeza. Nesse caso, é aconselhável o uso de um pano com água oxigenada de 10 volumes, podendo ser removido após a ação com um tecido úmido. Em seguida, espalhe bicarbonato de sódio e borrife vinagre de álcool branco por cima do acolchoado. A mistura formará uma camada de espuma sobre a superfície. Deixe agir por pelo menos uma hora e remova com o aspirador”.
Exposição ao sol
A luz do sol diretamente na cabeceira pode causar desbotamento das cores e danificar a fibra do tecido. “Tente organizar a posição do móvel ou cortinas, de forma que ele não receba tanta luz direta ao longo do dia” aconselha Camila.
Ambientes úmidos
A umidade também é um ponto de atenção, pois auxilia na proliferação de bactérias e fungos. “Para ambientes nessas circunstancias, é recomendado, sempre que possível, manter uma boa circulação do ar, podendo ter o apoio de aparelhos desumidificadores para tal”, indica.
Impermeabilização
A impermeabilização é um processo que faz com que os tecidos não absorvam líquidos, tornando-o hidro-repelente. “A ação, além de impedir o aparecimento de manchas, facilita a limpeza e aumenta a vida útil do item, proporcionando resistência, além de proteger contra agentes alergênicos”, finaliza a especialista.
CONTINUE LENDO →