Em uma época em que o aumento dos índices criminais e a sensação de insegurança ficam cada dia mais fortes causando impactos até na saúde física e mental, o Krav Magá, arte de defesa pessoal israelense, é uma opção de exercício completo que trabalha o físico e o emocional dos alunos. Avigdor Zalmon lista alguns benefícios da prática.
- Treinamento mental para ajudar o físico: a preparação mental é tão vital quanto a física. Se você não está pronto para se defender em todos os momentos de sua vida, pode entrar em pânico facilmente e perder o controle sobre uma situação perigosa. O treinamento mental também ensina a mudar sua reação em um cenário difícil, a suportar a dor causada pelo confronto e a reconhecer possíveis circunstâncias perigosas.
- Capacidade de lidar com situações difíceis: parte do treinamento consiste em simular situações reais de perigo que podem acontecer no dia a dia. Cada um dos exercícios praticados na aula aciona seus instintos de sobrevivência e ensina a tomar decisões rápidas e corretas sob pressão, além de melhorar a maneira de reagir à ameaça para que você volte inteiro e ileso para sua casa. Dessa forma, você vai melhorar não apenas a resistência física, mas também a capacidade de reconhecer os perigos e adotar a melhor técnica para se defender.
- Aumento da autoconfiança: o Krav Maga ajuda você a conhecer melhor seu corpo e suas habilidades. Depois de aprender como reagir a situações perigosas, você nota como, automaticamente, aplica as mesmas estratégias a circunstâncias diárias não ameaçadoras.
- Além de defender a si mesmo, você defende seus entes queridos: a técnica de autodefesa oferece instruções para defender as pessoas ao seu redor de possíveis agressores. Não importa a situação, se estiver acompanhado, tem que defender também a segunda pessoa, seja desarmando ou neutralizando o agressor.
- Conhecer novos amigos: um benefício fantástico do Krav Magá é que ele ajuda a criar um vínculo com novas pessoas que podem ter passado pelas mesmas experiências ou que não querem mais ser vítimas. Iniciando os treinamentos, você faz parte de uma grande família.