Em agosto de 2022, o Dia dos Pais é celebrado no próximo dia 14 (segundo domingo do mês). Como data celebrada em todo o país, o dia também torna-se motivação para reflexão sobre a importância da paternidade ativa, em todo e qualquer contexto.
Agosto tem outras datas comemorativas que devem marcar o mês em relação à proteção da cultura e que promovem o debate em várias frentes também no campo da cidadania, como é o Dia da Literatura de Cordel, e também do Maracatu (1º), o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9), dos Estudantes (11), Nacional das Artes (12), do Patrimônio Histórico Nacional (17), e o da Visibilidade Lésbica (29).
Na área da saúde, um marco será os 150 anos do nascimento do médico paulista Oswaldo Cruz, um dos principais nomes da história da ciência brasileira – comemorado no dia 5. Outras datas promovem a conscientização sobre a prevenção contra doenças.
No dia 8, por exemplo, é o Dia de Controle do Colesterol, que está relacionado a doenças cardiovasculares. No dia 14, a efeméride é sobre o controle da poluição, criado nacionalmente para criar mecanismos de alerta para a contaminação crescente no ar, nas águas e na terra.
Ainda para trazer luz sobre as consequências do tabagismo, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, e possibilita que entidades como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) promovam discussões e alerta pelo país.
Confira outras datas:
- Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto
- Dia dos Pais (2.º domingo de agosto), 14 de agosto de 2022
- Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto
- Dia do Estudante, 11 de agosto
- Dia Nacional das Artes, 12 de agosto
- Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto
- Dia da Informática, 15 de agosto
- Dia do Patrimônio Histórico, 17 de agosto
- Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto
- Dia do Folclore, 22 de agosto
Com informações da Agência Brasil
CONTINUE LENDO →