A tecnologia move o mundo e tem se tornado cada vez mais presente no cenário de trabalho. Os avanços permitem exercer a função de qualquer lugar do mundo, sem necessariamente estar dentro de um escritório ou empresa para desempenhar o seu papel.
Realidade que foi acentuada em virtude da pandemia da Covid-19 e das restrições impostas com esse novo modo de viver, no qual é necessário manter o distanciamento social e evitar aglomerações.
Mas antes mesmo da pandemia, o cenário digital já dava seus primeiros passos em relação às profissões que já trabalham somente no espaço físico, mas que agora ganharam um novo impulso para a migração para o digital.
Conheça algumas profissões em alta do mercado digital.
1. Gestor de Marketing Digital
Ser gestor exige muito conhecimento, atualização constante e experiência no mercado do marketing digital que está em constante expansão. A principal função do Gestor de Marketing digital é criar e executar estratégias de vendas e de engajamento online. É preciso saber analisar métricas, conhecer serviços e soluções digitais e o comportamento dos clientes online.
2. Produtor de conteúdo
Nada se cria na internet se não houver uma boa produção de conteúdo. O profissional é responsável pela produção de conteúdo em geral, no que se refere ao site da empresa e mídias sociais. É preciso ter uma boa escrita, ser criativo, estar antenado ao que se fala no mercado, ter conhecimento em SEO.
3. Social Media
Conhecido também como Analista de Mídias Sociais, esse profissional é responsável pela comunicação, divulgação, relacionamento e reputação da marca nas redes sociais. O social media também produz conteúdos para as mídias sociais, gerencia possíveis crises, monitora o comportamento do público e mercado, analisa campanhas e muitas outras funções.
4. Analista de Trade Marketing
O Trade Marketing trabalha a comunicação e a análise de posicionamento de um produto em determinados pontos de venda. O profissional estuda esses fatores e a partir disso elabora estratégias que possam aumentar as vendas daquele produto. Além disso, também estabelece a comunicação entre marketing e vendas.
5. Especialista em SEO
O especialista em SEO, que é o sistema que determina condições favoráveis para o funcionamento dos motores de busca na internet, precisa estar atento a diversos detalhes que possibilitam que seu site apareça nas primeiras páginas dos buscadores. O profissional usa métricas e ferramentas para aumentar a otimização do site e ele seja visto, o que pode lhe garantir mais acessos.
6. Analista de Big Data
O profissional desta área, trabalha com uma quantidade volumosa de dados que podem ser explorados para obter informações. Grandes analistas enfrentam o desafio de tentar descobrir informações relevantes que podem ser vantajosas para a sua empresa, em relação à seus concorrentes.
7. Data Miner
O Data Miner realiza pesquisas de mercado para um negócio de sucesso. Estes profissionais buscam interações com os usuários e elaboram relatórios para ver se o produto funciona ou não.
8. Gestor de Tráfego Pago
Uma das profissões que mais tem crescido nos últimos tempos. O gestor de tráfego pago faz o gerenciamento de anúncios pagos online. Administra os investimentos da empresa em campanhas patrocinadas em diversas plataformas, a fim de atrair mais clientes e divulgar o trabalho da empresa.
9. Copywriter
É o profissional que produz conteúdos focados em conversão, geralmente na compra de um produto ou serviço. Os textos feitos são de alta persuasão o que é feito para induzir que o cliente conclua o processo já estabelecido pelo negócio.
CONTINUE LENDO →