Inúmeras invenções que transformam o nosso dia a dia, foram surgindo ao longo da história e facilitando nossas vidas em diversos aspectos. Descobertas e invenções que nos ajudaram a evoluir, descobrir novas tecnologias, aprimorar o que já existia, no intuito de facilitar nossa adaptação.
Contudo, em vários casos as responsáveis foram as mulheres – que nem sempre tiveram seu trabalho reconhecido tanto quanto os homens. A princípio, isso se deu porque as mulheres eram proibidas de registrar suas ideias. E até o século 20, elas registravam suas invenções com os nomes dos maridos ou dos colegas de pesquisa.
Mesmo com toda dificuldade, algumas delas conseguiram registrar seus feitos, colocando seus nomes e quebrando uma linha tênue que existe há muitos séculos. Selecionamos algumas invenções criadas por mulheres que você provavelmente não sabia.
1. Filtro de café – Melitta Bentz
A alemã Melitta Bentz, criou no início do século 20 o primeiro filtro de papel. A invenção foi patenteada e deu origem à empresa Melitta, que hoje comercializa diversos produtos relacionados ao consumo de café.
2. Softwares de computadores – Grace Hopper
Durante a Segunda Guerra Mundial, a almirante Grace Hopper depois de entrar para a Marinha dos EUA, se destacou e foi chamada para trabalhar em um novo computador chamado Mark 1. Na década de 50, ela criou o primeiro compilador que traduzia o comando textual para uma linguagem em códigos que seriam lidos pelo computador. Grace também popularizou o termo “debugging”, que descreve o processo que evita e reduz os efeitos de softwares.
3. Orelhão – Chu Ming Silveira
A arquiteta chinesa, mas radicada no Brasil, inventou os protetores de telefones públicos mais conhecidos como orelhão. Chu Ming estava à frente do Departamento de Engenharia da Companhia Telefônica Brasileira, à época.
CONTINUE LENDO →