Uma nova abordagem em cirurgia plástica de mama elimina cortes tradicionais, reduz dores e riscos, e promete recuperação quase imediata. O procedimento acaba de chegar no Brasil, e cirurgião plástico Dr. Leandro Gregório, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica como funciona.
A proposta da Técnica Preserve é uma cirurgia de silicone de mama que permite retomar a rotina normal no mesmo dia — sem drenos, sem dor e com mínima invasão cirúrgica. “É um dos conceitos mais modernos da cirurgia plástica minimamente invasiva pois utiliza um dispositivo especial que permite a introdução da prótese sem cortes visíveis, reduzindo drasticamente o trauma tecidual e o tempo de recuperação”, diz.
Como é a cirurgia
“A prótese entra pela incisão de forma delicada, sem causar trauma e sem exposição a contaminantes. Isso reduz o risco de infecção, seroma e contratura capsular, além de deixar uma cicatriz praticamente imperceptível”, explica o especialista.
A técnica, além de mais segura, preserva a integridade da glândula mamária e dos nervos locais, o que significa menos dor no pós-operatório e retorno quase imediato às atividades cotidianas.
Recuperação em tempo recorde
Um dos principais atrativos da Técnica Preserve é o retorno extremamente rápido à rotina.
“Muitas pacientes saem da cirurgia com os braços livres, sem necessidade de drenos ou imobilização, e podem dirigir ou trabalhar já no dia seguinte, com orientação médica”, afirma o Dr. Leandro.
Além disso, o procedimento é realizado com anestesia leve e alta no mesmo dia, o que reduz custos hospitalares e melhora a experiência geral da paciente. Ele conta que a técnica também proporciona melhor adaptação da prótese ao tecido mamário, evitando assimetrias e deformações ao longo do tempo. O resultado são mamas mais naturais, suaves ao toque e com menor chance de complicações.
“Estamos vivendo uma nova era na cirurgia plástica. Hoje, o foco não é apenas o resultado final, mas todo o processo — da experiência no centro cirúrgico à volta para casa. É possível ter beleza, segurança e bem-estar ao mesmo tempo”, conclui o Dr. Leandro Gregório.