Enxergar é um ato fundamental em nossas vidas, na correria do dia a dia alguns sintomas recorrentes relacionados a visão acabam passando despercebidos. Seja quando criança, na adolescência ou já adulto é comum ver pessoas que não fazem ideia de que possuem qualquer problema visual até receberem o diagnóstico de algum perito no assunto explica o médico Dr. Fernando Ramalho, especialista em cirurgia refrativa no Oftalmos — Hospital de Olhos, em Santa Catarina.

Os óculos são acessórios importantes, por auxiliarem na devolução da nitidez e conforto na hora de enxergar. Até saber precisamente qual o seu e se o uso de lentes corretivas é necessário, existem alguns sinais que devem ser acompanhados de perto com algum cuidado.

Sintomas Principais:

Visão Embaçada
Também chamada de turva, nada mais é que a dificuldade em se enxergar com clareza, tanto longe, quanto perto. Normalmente pode vir acompanhada de tonturas e enjoos.

Apertar os Olhos
Bastante comum em pessoas diagnosticadas com Miopia. Esse ato, acaba tornando-se uma solução provisória dependendo da distância, mas assim que a pessoa termina o que estava fazendo, habitualmente a visão costuma embaçar novamente.

Chegar muito perto de objetos para enxergá-los melhor
Quando uma pessoa leva as coisas muito próximas ao seu rosto tentando enxergar mais nitidamente, pode ser um sinal de miopia. Geralmente pessoas míopes tem facilidade em enxergar de perto e dificuldade de longe.

Dor nos olhos
Bastante associado ao cansaço ocular, pode ser resultado de muitas horas de exposição ao sol e uso recorrente de dispositivos eletrônicos, principalmente.

Sensibilidade a Luz
Pessoas com alguma dificuldade em enxergar, usualmente possuem algum tipo de sensibilidade ao ser exposta a qualquer tipo de luz, seja ela natural ou artificial.

Soluções:

Ao perceber qualquer um dos sintomas citados acima ou outro similar, procurar um especialista no assunto para investigar melhor é importantíssimo.

As consultas diárias ao Oftalmologista são fundamentais na prevenção e no tratamento de todo problema ocular.

Em geral, a principal solução é o tratamento por meio do uso de óculos e lentes corretivas, mesmo, só em alguns casos mais avançados a cirurgia é necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *