Depois da comilança das festas de final de ano e das férias é comum que o corpo retenha líquidos e isso cause o temido inchaço. E isso não tem a ver apenas com a distensão abdominal, mas também com a sensação de mãos, pés e pernas inchadas.
A médica a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, médica especialista em emagrecimento, releva como driblar o inchaço comum pós festas e férias.
“Esse é um problema comum após um período de exageros na alimentação, já que o alto consumo de açúcar, sódio e bebidas alcoólicas intoxique o corpo que, por sua vez, começa a reter água entre as células”, explica a médica.
Para voltar à rotina e eliminar os inchaços Dra. Ana deixa algumas dicas:
Alimentos digestivos
Com a digestão em pleno funcionamento, o corpo consegue eliminar mais rapidamente os líquidos que ficam acumulados. Para isso, os iogurtes, abacaxi, gengibre, banana, mamão, azeite e os peixes ricos em ômega 3 podem ajudar.
Consumo de água
Uma boa conta a se fazer é Peso corporal em quilogramas (kg) x 0,033 = Quantidade de água em litros ou, segundo a recomendação do Instituto de Medicina dos EUA, a ingestão média diária de água para homens ser de cerca de 3,7 litros (aproximadamente 13 copos) e para mulheres ser de cerca de 2,7 litros (aproximadamente 9 copos) ao dia. Outra dica para aumentar o consumo de água é apostar em chás como camomila ou chá de gengibre, que têm propriedades que podem ajudar na digestão e reduzir o inchaço.
Frutas e verduras diuréticas
São aquelas com alto teor de água e menor teor de carboidratos, como melancia, melão, abacaxi, maçã, morango, aspargos, beringela, cenoura, beterraba, pepino e tomate que ajudam a estimular a produção de urina e auxiliam com a eliminação de líquidos retidos.
Não aos alimentos ultraprocessados e ao excesso de sal e açúcar
Os alimentos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcares refinados, podem aumentar a retenção de líquidos e a inflamação corporal. São eles os embutidos, doces, alimentos em conserva, massas refinadas e bebidas alcoólicas.
Atividade física
É importante, especialmente as atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação e ciclismo, ajudam a melhorar a circulação e o funcionamento do sistema linfático.
CONTINUE LENDO →