Tema campeão de dúvidas nos consultórios pelo país: os efeitos colaterais de medicamentos que podem causar queda de cabelos.
Patrícia Marques, tricologista, especialista em medicina capilar, explica o que poucas pessoas sequer imaginam, mas, sim, muitos medicamentos podem provocar queda de cabelos, como os hormônios, por exemplo. A testosterona e derivados costumam causar queda de cabelos e o anticoncepcional também. “Os hormônios femininos, o estrógeno e a progesterona, podem desencadear queda de cabelos quando a pessoa inicia o tratamento ou quando ela interrompe”, explica Marques.
Muitos outros medicamentos podem causar esse efeito colateral, como os administrados para pressão alta, doenças autoimunes, acne, depressão, ansiedade, entre outros. Confira a lista abaixo:
- Antidepressivos: fluoxetina, sertralina, paroxetina, entre outros;
- Antiepilépticos: topiramato (muito utilizado no tratamento da enxaqueca);
- Anticoagulantes: varfarina, heparina e enxoparina;
- Algumas classes de medicamentos para pressão arterial;
- Medicamentos imunossupressores: metotrexato;
- Anticoncepcionais: especialmente os que contêm progesterona;
- Quimioterapia: utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer;
- Isotretinoína: utilizado no tratamento da acne;
- Hormônios esteróides: testosterona e progesterona;
- Outras reposições hormonais;
- Anfetaminas: estimulantes e para emagrecimento;
- Alguns antibióticos e antivirais: utilizados contra o HIV.
A médica reforça que estes são os mais comuns, mas existem outros, por isso, é importante procurar um especialista para avaliar qualquer sintoma ou efeito colateral de medicamento que esteja utilizando e nunca se automedicar. “Outra coisa importante de dizer é que cada organismo reage de uma forma, logo, o efeito colateral pode ocorrer com uma pessoa e não ocorrer com outra que usa o mesmo medicamento”, finaliza Marques.
CONTINUE LENDO →