O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, da capital paulista, explica que esse é um tumor que se desenvolve no intestino grosso — conhecido como câncer do cólon e do reto. Ele afirma que é uma doença que pode ser prevenida, alerta para os sintomas que não podem ser negligenciados e afirma: “Esse tipo de câncer, se detectado precocemente, tem cura”.
A maior prevenção é alimentação saudável rica em fibras e com diminuição na quantidade de sal, enlatados e embutidos, além de evitar bebidas alcoólicas e cigarro e praticar atividade física regular. Dr. Rodrigo ainda alerta:
“O check up anual precisa fazer parte da vida de todo mundo com a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes, principalmente para pessoas acima de 50 anos, passando por todas as especialidades médicas”, fala.
O médico comenta ainda que alguns sinais ajudam na detecção precoce como diarreia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal, além de sensação de cansaço ou até anemia.
Morte
Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A doença havia sido diagnosticada em setembro do ano passado. Pelé estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte do ex-jogador de futebol foi falência múltipla de órgãos em decorrência do câncer de cólon. A condição ocorre quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas.
No caso de Pelé, o rim (ele havia perdido o outro rim quando ainda era jogador) foi o primeiro órgão a falhar, há alguns dias.
CONTINUE LENDO →