Roberto Justus, de 67 anos, usou seu perfil no Instagram no último domingo (6/11), para contar que foi diagnosticado com um câncer na bexiga. Ele descobriu a doença após realizar um check-up anual e já passou por cirurgia para retirada do tumor.

“Durante um check-up que eu faço rigorosamente em dia, todos os anos, eu descobri um divertículo na bexiga, um cisto que tinha uma coisa sólida dentro. Dr. Gustavo Caserta Lemos, meu urologista, aliás, médico fantástico, resolveu que tínhamos que operar imediatamente que podia ser um tumor maligno”, iniciou.

Justus contou que a operação confirmaria se o tumor era maligno e, de fato, era. “Eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado a tempo porque eu peguei em um exame. Porque quando a gente trata de um assunto precocemente, o câncer não é uma sentença de morte para ninguém. 70, 80% dos casos de câncer precocemente tratados têm cura, é só você pesquisar”.

O apresentador também fez questão de incentivar exames preventivos entre seus seguidores: “Faça um check-up regular, principalmente aqueles que já passaram dos 40 anos de idade. Essa força física que eu tenho, essa determinação que eu tenho, vão ser muito importantes aliados para mim, para eu me livrar desse problema”, contou.

Conheça a doença

Câncer de bexiga é uma formação maligna que se instala nas células que recobrem as paredes internas da bexiga, um órgão muscular, oco e elástico, que tem por função armazenar a urina proveniente dos rins para depois eliminá-la pela uretra. As informações são do DR Drauzio Varella.

A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo. De 50% a 70% dos casos estão associados ao cigarro. Parte das substâncias tóxicas contidas na fumaça não só do cigarro, mas também do cachimbo e do charuto, é eliminada pelos rins junto com a urina e agride as paredes que revestem o interior da bexiga.

Outra causa importante é a exposição a agentes químicos por exigência profissional, como ocorre com as pessoas que trabalham na indústria têxtil ou de tinta, ou em fábricas que trabalham com metal, borracha, couro e corantes.

São considerados, ainda, fatores de risco para os tumores de bexiga, a ingestão de pouco líquido, a presença da doença na família, a radioterapia e a ciclofosfamida, uma droga utilizada em quimioterapia e no tratamento de doenças reumáticas e autoimunes, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *