As proteínas encontradas no trigo e outros tipos de grãos são chamadas de glúten. Esse nutriente é o que dá estabilidade às massas, como o pão, por exemplo.
Para a maioria das pessoas, o glúten não é um problema em sua dieta, mas como acontece com a proteína do leite, a lactose, uma porcentagem da população pode ter uma reação negativa ao nutriente.
Aqueles que são sensíveis ao glúten podem ter problemas digestivos, como dor de estômago, diarreia, inchaço e cansaço.
As reações mais perigosas ocorrem em pessoas com doença celíaca, uma doença crônica e autoimune que predispõe os pacientes que consomem glúten a sofrer danos no intestino delgado.
Aqueles diagnosticados com doença celíaca devem abandonar o glúten para evitar sintomas e complicações como desnutrição, insuficiência hepática, insuficiência pancreática, anemia ou doença cardíaca.
Quais alimentos contêm glúten?
Embora esta seja a proteína contida em diferentes grãos, há uma grande variedade de alimentos preparados nos quais ela pode ser encontrada. É por isso que os celíacos são recomendados a investigar, ler e conhecer os rótulos dos produtos que consomem.
Segundo o site Healthline , alguns dos grãos que contêm glúten são:
- Trigo.
- Cevada.
- Centeio.
- Cuscuz.
- Triticale (cereal reforçado resultante do cruzamento de trigo e centeio).
- Farina ou farinha de glúten.
- farro.
Por isso, todos os produtos preparados com essas farinhas, como pães, croutons, massas, bolos, cupcakes, biscoitos, barras de cereais ou proteínas e tortilhas, também contêm glúten.
Mas também existem outros produtos nos quais você não esperaria detectar essa proteína, mas na maioria dos casos eles a contêm. De acordo com os sites Healthline e Medical News Today , alguns deles são:
- Cereais do café da manhã
- Molhos e condimentos como ketchup, molho de soja e churrasco.
- Vinagre.
- Cerveja.
- Alguns leites de chocolate preparados.
- Hambúrgueres vegetarianos ou salsichas.
- Queijos processados.
- Sopas e cremes preparados.
- Sorvetes.
- Batata frita.
- Doces e barras de chocolate.
Com informações do Cenário MT
CONTINUE LENDO →