Desde criança, aprendemos que a escovação dos dentes é importante para evitar cáries, infecção por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas nos dentes.

No entanto, mesmo sendo provocada por bactérias, os beijoqueiros podem ficar tranquilos. A doença não é transmitida através do beijo ou pelo compartilhamento de objetos.

Segundo o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, as lesões nos dentes ocorrem quando há um desequilíbrio na boca, tornando o ambiente mais ácido em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por microrganismos residentes. “Logo, não é razoável descrever a cárie como uma doença transmissível porque os seres humanos não têm a opção de possuir uma cavidade bucal livre de microrganismos”, afirma.

Além da má higiene bucal, o consumo exagerado de alimentos com açúcar contribui para o acúmulo de bactérias e o desenvolvimento de placas e cáries.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da presença de cárie são dor no dente; manchas marrons ou brancas na superfície deles e maior sensibilidade ao comer ou beber algo doce, frio ou quente. Os pacientes também podem notar a gengiva inchada e dolorida e a presença de buracos em um ou mais dentes.

O tratamento costuma ser feito com uma limpeza bucal e restauração.

Com informações do portal Tua Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *