Uma Pesquisa de Comportamento realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apontou que os brasileiros deixaram de fazer algum tipo de atividade física na pandemia. 

Este levantamento faz parte do Projeto Convid – Pesquisa de Comportamento, que fez um estudo no ano passado com 44.062 brasileiros. O resultado apontou que 62% dos entrevistados deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante esse período.

A pesquisa revelou que a maior parte dos brasileiros, desde o início da pandemia, revezou entre sentar-se em frente à televisão e ao computador. O tempo médio que as pessoas ficaram vendo TV por dia no ano passado foi de três horas – aumento de 1h20 se comparado ao período antes da  pandemia. Já na frente do computador, os brasileiros ficaram mais de cinco horas em média – uma hora e meia a mais do que antes da pandemia.

Segundo os especialistas, a combinação da falta de atividades físicas, longas horas sentado em frente ao computador ou televisão, pode ser bastante prejudicial à saúde e aumentar as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por exemplo. Além disso, alguns estudos apontam que o sedentarismo pode estar relacionado a casos mais severos de Covid-19.

Estudiosos recomendam que é importante ter tempo para a prática de exercícios físicos durante o dia. Assim como  cuidar da mente e do corpo é essencial para o equilíbrio. 

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o início da pandemia, quase oito milhões de brasileiros passaram a trabalhar em home office. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *