O ator Paulo Gustavo, que está internado em estado grave por conta da Covid-19, foi diagnosticado com uma pneumonia bacteriana, segundo o boletim médico divulgado na segunda (26).Mesmo assim, o ator tem apresentado sinais de recuperação.
A pneumonia bacteriana é uma infecção grave dos pulmões que afeta regiões como bronquíolos respiratórios e alvéolos, e apresenta sintomas como tosse com catarro, náuseas, vômitos, febre e dificuldade para respirar, que surge após uma gripe ou resfriado.
A doença geralmente é causada pela bactéria em Streptococcus pneumoniae, no entanto, outros agentes etiológicos como Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Legionella pneumophila também podem desencadear o quadro.
A infecção acontece uma vez que as bactérias conseguem penetrar no espaço alveolar, local onde acontece a troca gasosa. Contudo, o espaço alveolar é uma área dos pulmões que precisa estar sempre limpo.
A pneumonia é a maior causa de morte por doença infecciosa de adultos e crianças, ceifando a vida de 2,5 milhões de pessoas, incluindo 672.000 crianças, em 2019. Segundo dados do Unicef, a cada 39 segundos morre uma criança vítima de pneumonia. A doença também preocupa os idosos
Dentre os principais sintomas podemos citar:
- Febre alta
- Tosse seca, com catarro
- Dor no tórax
- Mal-estar
- Enjoos e vômito
- Falta de ar e dificuldade de respirar
A pneumonia bacteriana normalmente não é contagiosa e pode ser tratada com a ingestão de antibióticos receitados pelo médico. O diagnóstico da doença pode ser feito através de exames, como raio X do tórax, tomografia computadorizada do tórax, exame de sangue, exame de catarro e auscultação pulmonar.
A transmissão da pneumonia bacteriana é muito difícil e, por isso, o paciente não contamina pessoas saudáveis. O ideal é prevenir o surgimento da doença lavando frequentemente as mãos, evitando permanecer em locais fechados com pouca ventilação de ar, estar em dia com as vacinas.
Tratamento
O tratamento da pneumonia depende do estágio em que a doença está. Mas geralmente consiste em repouso e uso de antibióticos por 7 a 14 dias, de acordo com a recomendação médica.
Dependendo do caso, o médico pode recomendar sessões de fisioterapia respiratória. Já nos casos mais graves, pode ser necessário internação.
Em caso de qualquer sintoma, procure um médico para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar que o quadro da doença evolua.
CONTINUE LENDO →