A intoxicação alimentar é uma doença causada pelo consumo de alimentos contaminados por fungos, vírus ou bactérias. Geralmente são encontrados em carne crua, ovos, peixes, frango, mas podem contaminar qualquer tipo de alimento.
A contaminação pode acontecer com alimentos que ficam armazenados por muito tempo, ou ficam expostos ao ar livre. Ou até mesmo, pela falta de higienização das mãos.
Geralmente a intoxicação alimentar é leve e desaparece em poucos dias. Mas alguns tipos de intoxicação podem ser bem mais agressivas, durar mais tempo e nesse caso o ideal é procurar ajuda médica.
Sintomas da intoxicação alimentar
Entre os principais sintomas da intoxicação alimentar podem aparecer:
- Sensação de mal estar;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre;
- Dor abdominal.
Além disso, quando a intoxicação é mais grave, algumas pessoas podem sentir ainda cansaço extremo, queda da pressão arterial, perda de peso, fraqueza e desidratação.
Os sintomas aparecem algumas horas após o consumo dos alimentos contaminados. No entanto, em algumas situações as manifestações podem demorar dias e até semanas.
Em alguns casos mais delicados como em grávidas, crianças, idosos, a procura por um médico deve ser imediata para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.
Tratamento da intoxicação alimentar
O tratamento depende muito da origem da doença e da gravidade dos sintomas. Geralmente inclui a reposição de líquidos perdidos com o consumo de bastante água, sucos, chás, soro comprado em farmácias ou feito em casa mesmo.
Caso a doença esteja em um grau mais avançado, o médico pode recomendar antibióticos para um tratamento mais eficaz.
É importante também, enquanto se está com a intoxicação, evitar o consumo de alimentos de difícil digestão como tomate, repolho, carnes vermelhas, além de ser importante evitar alimentos gordurosos e processados.
CONTINUE LENDO →