Predominante em mulheres, melasma deve receber atenção mesmo durante a estação mais fria do ano.
Basta os dias ficarem mais frios e nublados, com a chegada do inverno, para que parte da população passe a economizar no protetor solar. É por isso que, frequentemente, alguns casos de melasma podem se agravar nessa época do ano. “A incidência de raios UV no inverno é tão prejudicial para a pele quanto no verão, por isso, o uso diário do protetor solar é indispensável a todos, principalmente em casos de melasma”, ressalta a dermatologista Anita Rotter.
Além disso, também vale falar com o dermatologista sobre as possibilidades de tratamento durante o período do frio. “Já que nessa época frequentamos menos praias e piscinas, diminuindo a exposição ao sol, o médico pode indicar produtos clareadores mais potentes, além de procedimentos em consultório para tratar as manchas, como peelings químicos ou laser”. E mesmo com o sol escondido, o protetor solar deve ser usado diariamente, já que a exposição desprotegida pode escurecer o melasma.
O que é o melasma?
A doença é uma condição crônica, mais frequente em mulheres. “Trata-se do aparecimento de manchas acastanhadas, principalmente no rosto. O melasma está associado à exposição solar e dentre suas possíveis causas, estão as alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez”.
O aumento nas chances de melasma durante a gestação deve-se ao estímulo hormonal, que leva à maior produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. “O uso do protetor solar deve ser reforçado nesse momento da vida. É importante destacar que a luz visível também está associada ao aparecimento do melasma, assim, a proteção deve ser feita mesmo em ambientes fechados. Uma sugestão é utilizar protetor solar com cor, que promove uma proteção ainda maior à luz visível”.
Dra. Anita Rotter é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há 60 anos e conta com cerca de 2.500 colaboradores. Atualmente, ocupa o 8º lugar no ranking de laboratórios do varejo farmacêutico nacional. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central.
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