O joelho merece atenção desde o primeiro incômodo e, na maioria das vezes, há tratamentos eficazes.
Atividade física sem orientação, acidente, excesso de peso, fatores genéticos, muitas são as causas que podem afetar o joelho, que é uma das maiores articulações do corpo humano e também uma das que mais sofre lesões.
De acordo com o ortopedista Dr. Rodrigo Scussiato, as principais lesões são: Lesão no ligamento colateral medial, ligamento cruzado anterior (LCA), lesões dos meniscos, tendinite entre outros. A obesidade também é uma das principais causas de lesões nos joelhos. “Esse desgaste da cartilagem é o maior problema que o sobrepeso pode causar ao joelho e, depois da condromalacia, pode avançar para a artrose”.
Futebol
No dia a dia, diferentes ocasiões podem favorecer o aparecimento de patologias como entorses durante quedas e acidentes e durante prática desportiva, sendo o futebol responsável pela maioria. Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes são dor, perda da amplitude normal dos movimentos, edema e mobilidade anormal (instabilidade)”.
Todas as lesões podem ser combatidas com o tempo suficiente de um diagnóstico correto. Algumas destas patologias são passíveis de tratamento clínico. “Enquanto sessões de fisioterapia auxiliam na cicatrização da lesão, os exercícios podem ser direcionados para o fortalecimento das áreas afetadas sem a necessidade de cirurgia”.
Dr. Rodrigo Scussiato é ortopedia de Joelho do Hospital XV em Curitiba/PR.
CONTINUE LENDO →