Unhas fracas e quebradiças, pele seca ou aquela fadiga insistente, mesmo dormindo bem podem ser sinais podem ser alertas do seu corpo indicando uma deficiência de vitaminas e minerais essenciais. Segundo o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, o organismo sempre dá pistas quando algo não está em equilíbrio – basta saber interpretá-las.
 

“Muitas vezes, sintomas comuns que costumamos ignorar ou tratar de forma isolada estão, na verdade, ligados a carências nutricionais. Deficiências de vitaminas e minerais podem impactar desde a imunidade até o humor e a disposição diária”, alerta o especialista que indica os principais sinais e o que eles podem significar:
 

🔹 Unhas fracas, lascando ou com manchas brancas: Falta de biotina (vitamina B7), ferro e zinco. A biotina e o ferro são essenciais para fortalecer as unhas. A deficiência de zinco também pode causar manchas brancas ou estrias longitudinais.

🔹 Pele seca, sem viço e descamando: Deficiência de vitaminas A, C e E. Essas vitaminas são cruciais para a regeneração celular e a hidratação natural da pele. Se há descamação frequente, pode ser um sinal de que sua dieta precisa de mais fontes dessas vitaminas.

🔹 Cabelos fracos, queda excessiva ou couro cabeludo ressecado: Baixos níveis de ferro, biotina e ômega-3. A falta de ferro e biotina compromete a saúde capilar, e o déficit de ômega-3 pode resultar em ressecamento e irritação no couro cabeludo.

🔹 Fadiga constante e sem motivo aparente: Déficit de ferro, vitamina D e complexo B. A anemia por falta de ferro pode causar cansaço extremo. A vitamina D tem um papel crucial na energia e disposição, e a carência de vitaminas do complexo B prejudica a produção de energia celular.

🔹 Lábios rachados e feridas nos cantos da boca: Deficiência de vitaminas do complexo B (B2, B6 e B12). Esse é um dos sinais clássicos de deficiência dessas vitaminas, fundamentais para a regeneração da pele e cicatrização.

🔹 Formigamento nas mãos e pés ou cãibras frequentes: Falta de magnésio, cálcio ou vitamina B12. O magnésio e o cálcio são essenciais para a contração muscular e a condução dos impulsos nervosos. Já a falta de B12 pode causar formigamento e até problemas neurológicos mais graves.

🔹 Olhos secos e visão prejudicada à noite. Baixos níveis de vitamina A: A vitamina A é fundamental para a saúde ocular, e sua deficiência pode levar a problemas de adaptação à baixa luminosidade.
 

Jamar ensina que a melhor forma de suprir as deficiências vitamínicas é por meio da alimentação equilibrada e, quando necessário, suplementação orientada por um profissional. “Incluir alimentos ricos em ferro como folhas escuras, carne vermelha, feijão e oleaginosas, apostar em vitaminas do complexo B como ovos, levedura nutricional, abacate e banana e reforçar o consumo de vitamina C com frutas cítricas, kiwi, acerola e pimentão ajudam a reequilibrar o organismo – sem esquecer dos ácidos graxos essenciais como a linhaça, chia, peixes de água fria e azeite de oliva”, ensina.
 

O especialista ainda afirma que observar o corpo é o primeiro passo para manter a saúde em dia já que os pequenos sinais podem indicar que algo precisa ser ajustado, e uma alimentação equilibrada pode ser a melhor aliada para garantir disposição, beleza e longevidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *