Engana-se quem pensa que o Brasil é somente o país das bananas, laranjas ou abacaxis. A diversidade de frutas incomuns cultivadas em nosso país ou trazidas para cá é bem vasta.
Além das frutas exóticas, ou seja, cultivadas em outro país e trazidas para o Brasil, temos também as nativas, criadas em solo brasileiro que se destacam pelo aroma e sabor aguçado tipicamente brasileiros.
Além de possuírem aparência e um gosto peculiar, as frutas brasileiras incomuns, assim como tantas outras, possuem excelentes qualidades nutricionais. Se você quer variar o cardápio, e experimentar novos sabores, selecionamos algumas frutas pouco conhecidas do paladar brasileiro.
1. Cherimoia
A Cherimoia é produzida em países da América do Sul como Colômbia, Peru e Bolívia. No Brasil, é facilmente encontrada nos municípios situados na Serra da Mantiqueira, principalmente em Minas Gerais e São Paulo.
É uma fruta de polpa adocicada e cremosa. É rica em vitamina A, C e possui ação antioxidante.
2. Biribá
Muito cultivada na região norte do país, o nome da fruta remete ao som da palavra berimbau, e não é somente coincidência. Artesãos e percussionistas afirmam que não existe melhor berimbau que aquele feito com biriba.
Usualmente, a polpa é branca, gelatinosa, translúcida, sucosa, adocicada, ou levemente ácida. A fruta é rica em fibras, lipídios, proteínas, minerais e vitaminas, além de outros nutrientes.
3. Cambuci
Encontrada na Mata Atlântica, principalmente no estado de São Paulo (Serra do Mar paulista e Minas Gerais. A fruta é rica rico em fibras e vitamina C, sais minerais, além de ter agentes antioxidantes e taninos
4. Mangostão
O mangostão, no Brasil, é produzido na região do litoral da Bahia e no oeste do estado de São Paulo. É um fruto de polpa branca de sabor doce e picante. É utilizado como suco, consumido ainda em cápsulas ou chá que libera um princípio ativo que inibe a vontade de consumir doces.
A fruta é rica em vitaminas e minerais, possui ação anti-inflamatória, antifúngica, antiviral e antibiótica.
5. Jatobá
O jatobá é um fruto típico do cerrado brasileiro. É facilmente encontrado na Bahia, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e São Paulo
A polpa é rica em minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e também em vitamina C
CONTINUE LENDO →