Além do sabor, o tomate possui componentes que beneficiam desde a saúde dos olhos até a do coração.

Importante componente na refeição diária de milhões de brasileiros, o tomate é bastante conhecido por seu gosto característico. Além do sabor, o fruto possui inúmeros benefícios, que protegem desde a saúde dos olhos até o coração.

A nutricionista Indianara Coimbra, lista os principais nutrientes do alimento e explica o que cada um oferece de bom ao organismo.

Vitamina A

Por meio da sua ação antioxidante, que protege o organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a vitamina previne doenças oculares (como a catarata), auxilia no processo de proteção e reparação da pele e, entre outros benefícios, ajuda evitar e combater infecções.

Vitamina C

Auxilia na proteção do sistema imunológico, protege contra doenças cardiovasculares, pois fortalece os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol HDL, previne inflamações e desintoxicações, ajuda na digestão de gorduras e aumenta a absorção de ferro de fontes vegetais, além de ser um nutriente importante para a produção de colágeno.

Licopeno  

Poderoso antioxidante, que possui muitos benefícios. Dentre eles, protege o sistema cardiovascular, pois evita a oxidação do LDL (colesterol ruim) e previne o envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer.

Cálcio

Desenvolve, fortalece e mantém os ossos e dentes saudáveis, favorece o ciclo “contração e relaxamento”, que regula os batimentos cardíacos, ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, e atua na regulação e na transmissão de impulsos nervosos.

Fibras

Apesar de não ser um nutriente, a fibra é um componente muito importante em nossa alimentação, pois ajuda a regular o funcionamento do intestino. A fibra solúvel (que se mistura com a água e forma uma espécie de gel no intestino) pode retardar a digestão e a absorção dos hidratos de carbono, reduzindo, desta forma, o aumento da glicose sanguínea e a absorção de gorduras.


Indianara Coimbra é nutricionista da Trebeschi Tomates, uma das principais produtoras e distribuidoras de tomates do Brasil, com plantações no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Conta com um rigoroso sistema de tratamento do recurso, o que a torna referência em sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *