Inspirada na rotina de beleza japonesa, a técnica de lavagem capilar oriental vem ganhando espaço entre quem busca fios mais saudáveis e um couro cabeludo equilibrado. O ritual pode ser feito em casa e se adapta a todos os tipos de cabelo e curvaturas, proporcionando uma limpeza profunda e um momento de autocuidado.

“O segredo está em tratar o couro cabeludo com a mesma atenção que damos à pele do rosto. Quando ele está limpo e saudável, o cabelo cresce mais forte e com brilho natural. Essa técnica é simples, mas faz uma grande diferença no aspecto dos fios”, explica Emerson Vieira, cabeleireiro do Pelle Capelli.

O processo começa antes do xampu, com a aplicação de um óleo capilar. Ele ajuda a nutrir, equilibrar a oleosidade e proteger as pontas. Para potencializar o resultado, a dica é aplicar o óleo na noite anterior à lavagem, assim o produto age por mais tempo, deixando o cabelo nutrido, macio e com brilho intenso por mais tempo.

“Uma boa massagem com óleo estimula a circulação, remove resíduos acumulados e prepara o couro cabeludo para receber os ativos do xampu. Além disso, o produto cria uma camada protetora que evita o ressecamento causado pela limpeza profunda. O momento também é relaxante e contribui para aliviar o estresse do dia a dia”, ensina o profissional.

Na hora de lavar, a recomendação é usar duas escovas de silicone, uma em cada mão, e fazer movimentos circulares suaves começando pela nuca e subindo até o topo da cabeça. Quem quiser improvisar, pode realizar os movimentos usando as pontas dos dedos. Essa massagem profunda ativa a circulação, limpa com precisão e traz sensação imediata de leveza e frescor.

“Ao massagear com escovas, é possível alcançar todas as áreas do couro cabeludo de forma uniforme, removendo impurezas e resíduos sem agredir os fios. O cabelo ganha leveza, o crescimento é estimulado e a oleosidade natural fica mais equilibrada com o tempo, deixando os fios mais saudáveis e o couro cabeludo revitalizado”, orienta Emerson.

Para finalizar, vale apostar em um truque simples que faz toda a diferença, o de retirar o excesso de água com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão. Esse cuidado reduz o frizz e evita o atrito entre os fios. Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente, mas quem preferir pode usar o secador em jato morno para frio.

“Cuidar dos cabelos à moda japonesa é um gesto de amor-próprio que vai além da estética. É dedicar alguns minutos a si, transformar a lavagem em um ritual e perceber como gestos simples, quando feitos com atenção e constância, fortalecem os fios, acalmam a mente e revelam um brilho natural que vem de dentro para fora”, finaliza o profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *