Segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE, o Brasil está cada vez mais feminino e envelhecendo mais rápido também. Mas como será que este perfil, o das mulheres 60+, como Bruna Lombardi, Glória Pires e Eliane Giardini, está se cuidando e valorizando a beleza natural com procedimentos estéticos?
A médica cirurgiã plástica Patrícia Marques conta: “Nesta faixa etária, existe uma procura grande por procedimentos cirúrgicos como a ritidoplastia – ou lifting facial, que suaviza os sinais do rosto – e a blefaroplastia, que trata a flacidez das pálpebras, estes são os procedimentos mais comuns”.
Além deles, de acordo com a médica, o lip lifting também vem ganhando força com o objetivo de reposicionar os lábios superiores. A lobuloplastia é outra cirurgia bem procurada, já que essa parte da orelha tende a aumentar e cair um pouco, junto com o lifting de sobrancelhas.
Patrícia Marques, que também é tricologista, especialista em medicina capilar, fala ainda sobre o grau de importância que os cabelos têm ganhado nessa história. “Se antes a mulher madura só tratava do rosto, agora ela também está interessada no tratamento capilar, de pescoço, colo e mãos”, revela.
Para as mãos, o indicado é a lipoenxertia, que retira a gordura de outra parte do corpo e injeta nas mãos para melhorar a atrofia da pele. O lifting cervical é outro procedimento bastante comum, além do botox específico para o pescoço. Já para o colo, os tratamentos a laser são os mais recomendados.
O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza cirurgias plásticas, o clima tropical e as praias em abundância contribuem para a vaidade tanto do público que quer envelhecer bem quanto para quem já está na casa dos 60+. A suplementação é outra forte aliada, a procura por minerais, vitaminas e antioxidantes chama a atenção.
Preços
E quanto custam esses cuidados todos? Quais são os mais acessíveis? Patrícia Marques explica que os valores variam bastante dependendo do paciente, do profissional e também do hospital. Procedimentos como o lip lifting, a lobuloplastia e o lifting de sobrancelhas são mais simples, então o custo também é mais baixo, por volta de 8 mil reais, em média. O tempo de internação conta bastante e, nesses casos, a alta pode ser no mesmo dia. Já a pálpebra completa tem um custo intermediário porque é uma cirurgia um pouco mais longa e trabalhosa, ficando, em média, de 10 a 15 mil. A ritidoplastia custa cerca de 25 a 30 mil reais.
Já a linha capilar completa, com produtos de primeira qualidade, não sai por menos de mil reais, mas é mais em conta do que se gasta com a pele, com cremes faciais.
CONTINUE LENDO →