Cabelos curto, comprido, enrolado, ondulado, quimicamente tratados, independente do estilo eles precisam de uma forma de lavagem correta para ficarem mais brilhantes e com uma aparência saudável. Para evitar alguns erros comuns que podem danificar o couro cabeludo e os fios, é preciso seguir algumas dicas na hora da lavagem.
1 – Use o shampoo corretamente
O produto deve ser aplicado no couro cabeludo. Deixe que a espuma passe pelas madeixas no enxágue removendo a sujeira naturalmente, sem esfregar os fios. Para quem tem raiz oleosa, o ideal é lavar com shampoo transparente para soltar os fios, deixando o cabelo com aparência mais saudável e brilhante.
Se você tem a raiz mais seca, lave o couro cabeludo com shampoo hidratante, que é mais concentrado. O mesmo vale para quem tem os cabelos quimicamente tratados. Lembre-se que o shampoo, independente do tipo, serve para limpar o couro cabeludo, portanto, não passe nos fios.
2 – Prefira água fria
A água do chuveiro muito quente danifica a fibra do cabelo. Tente lavá-lo com a água na temperatura mais fria que suportar. Caso não seja possível, dê um banho de água fria apenas no cabelo no fim da lavagem.
3 – A lavagem diária não é prejudicial
Devido ao nosso clima tropical, apesar de estarmos no início do outono, o calor ainda permanece, fazendo nosso couro cabeludo suar. Portanto, não há problema em higienizar o couro diariamente, desde que evite o secador.
4 – Máscara x condicionador
A dosagem certa para o uso de cada um vai depender do perfil do cabelo. A finalidade da máscara é no tratamento, agindo no interior do fio, enquanto o condicionador atua somente na cutícula (parte mais externa).
Para quem não tem química no cabelo, o ideal é usar o condicionador para manter a hidratação e a máscara com menos frequência para tratamento. Se o cabelo tem química precisa mais da máscara do que do condicionador para tratá-lo.
Procure um profissional para fazer uma avaliação no seu cabelo e orientá-lo na quantidade de vezes específica para o uso dos produtos.
5 – Secador é vilão dos cabelos saudáveis e brilhantes
Principalmente no calor, quando os fios secam mais rapidamente, evite o secador. A exposição excessiva as altas temperaturas promovem o desgaste da fibra capilar, deixando os fios secos, fragilizados e com pontas duplas. Use o secador somente para tirar o excesso de água dos fios ou para estilizá-lo quando necessário. Lembre-se sempre de passar um protetor térmico na hora de secá-lo. Evite chapinha.
Por Jéssica Yansen
CONTINUE LENDO →