Sabe qual o segredo para ter um cabelo saudável? A resposta é simples: investir em bons hábitos e evitar alguns erros que provavelmente você está cometendo na sua rotina capilar. E isso significa ir muito além de hidratações caseiras de vez em quando, viu? Para garantir que as madeixas estejam sempre fortes e brilhosas, o ideal é ficar de olho nos detalhes da rotina diária.
A especialista capilar e cabeleireira Raquel Souza, que atua no ramo da beleza há mais de 20 anos, cita cuidados importantíssimos para não errar com suas madeixas, confira:
Lavar o cabelo com água muito quente
Entre as inimigas número um do cabelo, está a água quente. Da mesma forma que o excesso de calor do secador ou da chapinha faz mal, o mesmo vale para o calor da água.
Sempre opte por usar água morna para enxaguar o shampoo, pois isso permite que as cutículas do seu cabelo se abram e garante que seus fios estejam limpos de dentro para fora.
“Mas, após usar o condicionador, enxágue com água quase fria para selar a cutícula fechada. Isso adiciona um brilho super lindo que durará até a próxima lavagem.” indica a especialista.
Usar qualquer shampoo
Cada cabelo tem necessidades diferentes e usar qualquer shampoo (que não seja específico para o seu fio) pode detonar o visual ou simplesmente não ajudar na saúde do cabelo, gerando o efeito contrário do esperado.
Parece discurso de marketing, mas é importante sempre usar o conjunto shampoo e Condicionador da mesma marca. A gente jura que não é só porque fica mais bonitinho no banheiro, há um motivo bem lógico para isso. Shampoos e condicionadores são desenvolvidos e testados para eficácia em pares, o que permite que seus fabricantes otimizem os ingredientes para suas funções individuais.
Secar os fios esfregando a toalha
Esfregar os cabelos molhados na toalha pode causar frizz, fragilidade e quebra nos fios – sem contar que não retira a umidade tanto quanto parece. Para proteger os seus fios desses danos, prefira apertar (sem esfregar) as mechas em uma toalha ou camisa de algodão.
Não passar protetor térmico
O protetor térmico é um produto indispensável na rotina de cuidados capilares de quem usa ferramentas de calor e até mesmo para exposição solar. “Usar secador, chapinha, difusor, babyliss e o contato com altas temperaturas solares sem proteger os cabelos causará danos profundos na fibra capilar, comprometendo a saúde e a aparência dos fios.
O protetor térmico ajuda o cabelo a manter a umidade interna e evitar o excesso de quebra, revestindo e protegendo seus fios.” alerta Raquel Souza.
Ficar sempre de cabelo preso
O uso diário e a grande tensão acaba por enfraquecer os fios. Raquel explica que, por mais que não seja imediato, em algum momento podem aparecer complicações no crescimento capilar, especialmente nas áreas que sofrem mais, como a zona da testa ou têmporas.
Qualquer penteado apertado demais, especialmente se mantido ou repetido com frequência, predispõe os cabelos à alopecia por tração, um tipo de alopecia cicatricial.
A cantora Ariana Grande, conhecida por usar somente rabos de cavalo compridos, veio a público reconhecer que seu couro cabeludo foi seriamente afetado pelo uso prolongado do penteado, levando-a a recorrer a tratamentos e deixar os cabelos soltos por um tempo.
Esta forma de calvície danifica o folículo piloso, no qual o cabelo nasce e se instala. A consequência do ângulo não natural é o enfraquecimento e quebra, causando uma queda mais acelerada.
Passar chapinha todos os dias
O uso frequente de secador e chapinha unido à falta de hidratações e o esquecimento do termoprotetor pode facilitar o ressecamento dos seus fios, além de deixá-los frágeis e sujeitos à quebra.
A chapinha pode ser usada desde que você use o aparelho na temperatura certa (até 180 °C) e passe produtos corretos para proteger os fios. Se utilizada com cautela, a chapinha pode ser usada dia sim, dia não. Mas o uso indiscriminado pode esticar demais os cabelos, prejudicar a saúde do couro cabeludo, causar ressecamento extremo, frizz, pontas duplas até mesmo triplas e quebra.
Aplicar o condicionador na raiz
A raiz do cabelo já é naturalmente hidratada, pois recebe a oleosidade proveniente do nosso couro cabeludo. As pontas são as partes mais antigas dos fios, o que significa que estão na sua cabeça há mais tempo e contêm a menor quantidade de umidade interna, então esta é a área que precisa de mais condicionamento.
Raquel Souza conta que o condicionador na raiz do cabelo pode trazer problemas, como a oleosidade excessiva, uma grande causadora da caspa e a obstrução dos poros que pode até gerar a queda dos fios.
Não aparar as pontas periodicamente
“Engana-se quem pensa que cortar os cabelos vai fazer com que os fios cresçam mais rápido. O que determina o quanto eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz e não nas pontas. Quando se espera demais para cortar os fios, o risco de pontas duplas, quebradiças e arrepiadas só aumenta. Melhor eliminar a parte danificada dos cabelos e garantir um visual saudável.” destaca Raquel Souza.
Seu cabelo corre o risco de ficar frágil e com a aparência feia, porque as pontas vão se partindo (não há como escapar) e a abertura sobe pelo fio. Sem falar que em vez de bifurcações, você passa a ter trifurcações, o que aumenta o frizz, acaba com o brilho e aumenta drasticamente a quebra.
Se você tem cabelos crespos ou quebradiços, se o corte está sempre desarrumado e sem forma, se ele embaraça facilmente ou tem muitos nós, com certeza já passou da hora de visitar o salão e cortar o cabelo, mesmo que você goste do look compridão.
“Parece absurdo, mas de fato cortar os cabelos com mais frequência faz com que eles cresçam mais fortes no comprimento, podendo assim ficarem mais compridos e saudáveis.” finaliza Raquel Souza.
CONTINUE LENDO →