A época mais quente do ano está se aproximando, e para aqueles que adoram aproveitar os dias de sol para garantir o bronzeado nos próximos meses, há algumas práticas que podem ajudar a potencializar e manter a cor por mais tempo.
 

Além de beber bastante água, manter a pele hidratada e tomar sol nas horas certas, um dos recursos que interferem na durabilidade do bronze é a ingestão de betacaroteno. O betacaroteno é um pigmento carotenoide, antioxidante e natural, responsável pela coloração de algumas frutas e legumes. Ele é considerado uma substância aliada da pele, pois além de colaborar com a firmeza e tonificação, ajuda a deixar a pele dourada, protegendo-a contra os UVA e UVB.
 

Presente em diversos alimentos, principalmente os de coloração laranja ou amarela, o betacaroteno estimula o sistema imunológico ajudando a manter altos níveis de defesa e ainda colabora com o bronzeado porque o organismo converte o betacaroteno em vitamina A. “A vitamina A é uma das responsáveis por estimular a produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. A melanina também é responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta. Assim, o betacaroteno promove um bronzeado uniforme, eficaz e rápido”, explica a nutricionista Anna Paula Brito.
 

Além da alimentação rica em frutas, verduras e legumes como acerola, manga, abóbora, cenoura, mamão e batata-doce, outra maneira de garantir uma ingestão satisfatória de betacaroteno é pela suplementação alimentar. “O suplemento concentrado é uma maneira eficaz de assegurar a quantidade suficiente da substância no organismo”, diz. “Iniciar a suplementação de betacaroteno já algumas semanas antes de ir para a praia ou tomar sol é uma forma de proteger e preparar a pele para um bronzeado bonito e saudável”, completa Anna Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *