Você é daqueles que não entende por que mesmo borrifando o perfume várias vezes, ele sai do seu corpo mais rápido que o desejado? De acordo com a dermatologista Karla Lessa, a fixação do perfume depende de muitas variáveis, como o tipo de pele e grau de hidratação dela.
“Quanto mais sua pele estiver hidratada, mais o perfume tende a se fixar. Na pele mais oleosa, geralmente a fixação do perfume também é melhor”, explica a profissional, que também afirma que a transpiração é outro fator de influência na fixação da fragrância.
“O suor também impacta muito. Quanto maior a transpiração, menor a fixação, porque o perfume é exalado na medida que a pele respira”, acrescenta. Além disso, a umidade do tempo também interfere na duração do perfume na pele. “Quanto mais quente o clima, menor a fixação.”
De acordo com a especialista, os perfumes cítricos e aromáticos são mais voláteis. Ela também diz que é importante entender a quantidade de óleos e concentração presente na hora de comprar um perfume. “O ‘Éu de parfum’ e o ‘extreme de parfum’ são os mais concentrados”, indica.
Ela ainda separa outras dicas para o dia a dia que fazem com que o perfume fixe melhor.
“Não esfregue o perfume da pele! Sabemos que essa prática é inconsciente, ainda mais nos pulsos. Mas isso faz as notas evaporarem mais rapidamente”, recomenda. “Perfumar também ajuda a construir camadas de aromas. Mesmo que você só vá levar um casaquinho, dê uma borrifada nele. No fim do dia, quando for usá-lo, a fragrância vai estar lá bem presente.”
Karla também ensina em quais partes do corpo o perfume exala com mais intensidade. “As regiões atrás da orelha, nuca e pulsos são as mais indicadas”, responde a profissional, que dá uma dica importante na fixação do cheiro. “Capriche na hidratação da pele e deixe o seu cheirinho por onde passar”, completa.
CONTINUE LENDO →