A flacidez infelizmente é uma característica natural da pele, que começa a aparecer cedo, após os 25 anos de idade. Algumas pessoas se queixam mais do problema do que outras e a explicação está na relação com questões genéticas e hábitos adquiridos ao longo da vida que tendem a comprometer de forma mais significativa a pele.
“As fibras de colágeno são as responsáveis por dar sustentação à pele, evitando que ela fique flácida. Mas a produção dessa proteína perde quantidade e qualidade com o envelhecimento, gerando uma cútis flácida por causa dessa falta de estrutura”, explica a esteticista Joice de Oliveira.
A paciente que é sedentária, que tem má alimentação ou fuma com frequência é a que mais nota essa deficiência na pele. “Mulheres após a menopausa, que perderam muito peso de forma rápida, as que ficam expostas por longos períodos ao sol e com a pele clara também estão no chamado grupo propício para ter pele flácida”.
Minimize os efeitos da flacidez
No ramo da beleza, creme e loções à base de colágeno ajudam a acelerar a produção de colágeno e assim devolver a firmeza da pele. Também existem medicamentos orais que prometem lidar com o problema, porém, neste caso, os benefícios ainda são questionáveis, pois não existem muitos estudos que afirmam essa eficácia. Entretanto, um tratamento vem se destacando de forma prática e com resultados garantidos, que é a radiofrequência.
“A radiofrequência produz ondas de eletromagnéticas que estimulam a produção de colágeno, construindo novas fibras e aumentando a produção das já existentes. Ele é um dos métodos menos invasivos, pois não acarreta nenhum corte, não é preciso de agulhas ou anestesias”.
A atuação do aparelho é regulada conforme o grau de flacidez da pele da paciente. A radiofrequência pode ser aplicada no rosto ou na famosa papada, além de outras regiões do corpo.
“Cada sessão de radiofrequência leva cerca de 30 minutos e o intervalo entre as sessões deve ser de uma semana. Os resultados aparecem de forma gradativa, mas na primeira sessão já é possível observar uma melhora na pele”.
Mas, além do tratamento a esteticista reforça alguns cuidados que devem ser adquiridos por toda a vida, para evitar ou retardar o aparecimento da flacidez.
Algumas dicas:
- Mantenha uma rotina de atividade física
- Tenha uma alimentação balanceada e sem excesso de açúcares
- Evite a exposição solar sem proteção
- Consuma de forma moderada bebidas alcoólicas e evite o tabagismo.
Joice de Oliveira é Esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética. fitbodypilates.com.br
CONTINUE LENDO →