Os métodos contraceptivos há muito tempo desenvolvem um papel fundamental na vida sexual e saúde das mulheres. Desde então, diversos meios foram sendo criados, e um dos mais usados é a pílula anticoncepcional.
Milhões de mulheres fazem uso da pílula, medicamento que também é para muitos símbolo da emancipação feminina. Apesar de vários benefícios, é importante ficar atenta aos efeitos que o remédio traz.
Mesmo sendo muito difundido e amplamente falado, o uso da pílula ainda causa muitas dúvidas entre as mulheres. Conheça o que é mito ou verdade sobre o uso do remédio.
1. Tomar a pílula durante muitos anos pode causar infertilidade na mulher?
Mito.
A pílula se comporta em cada pessoa de uma forma, e algumas mulheres podem ser acometidas da chamada síndrome pós-pílula, situação em que a mulher para de tomar o remédio e menstruação não vem, mas nenhum efeito de infertilidade.
2. A pílula pode causar varizes e até trombose?
Depende.
Desde que a mulher não tenha fatores de risco para a doença e nem faça uso de cigarros. O cigarro quando usado enquanto está se tomando a pílula pode engrossar o sangue, o que compromete sua circulação e pode causar trombose.
3. Fazer intervalos entre as cartelas faz a mulher não menstruar?
Verdade.
Mas é importante um acompanhamento de um especialista quanto a esse método de “juntar” as cartelas. A pílula não perde sua eficácia quando é utilizada uma após a outra.
4. A pílula diminui a libido da mulher?
Depende.
Uma das principais dúvidas das mulheres. Não há nada que comprove que o uso da pílula influencia na perda do desejo sexual. O que pode acontecer é uma interferência na concentração do hormônio testosterona, diminuindo mas não cessando a libido.
5. O anticoncepcional provoca aumento de peso?
Mito.
Não há indícios que o uso do anticoncepcional provoque aumento de peso. Pode ocorrer uma retenção de líquidos o que leva a um inchaço, mas não é uma regra e depende muito do hormônio utilizado.
6. O efeito da pílula é perdido quando há consumo de álcool?
Verdade.
O álcool pode interferir no efeito de prevenção do anticoncepcional. A ingestão de bebidas alcóolicas durante o uso das pílulas também pode afetar a qualidade dos óvulos e dificultar uma gravidez futura.
CONTINUE LENDO →