O primeiro carnaval de rua depois de dois anos deve ter um ritmo bem característico: o Piseiro. Com um estilo derivado do forró mas com o acréscimo do teclado arranjador, as músicas de Piseiro aparecem em alta nas playlists de carnaval oferecidas pelas principais plataformas de streaming.
De acordo com o Youtube charts, na terceira semana de janeiro de 2023, artistas como Mari Fernandez, João Gomes e Zé Vaqueiro tiveram mais de 65 milhões de exibições na plataforma em todo o Brasil, superando estrelas como Anitta e Zezé di Camargo & Luciano. Mas independentemente do intérprete, as músicas de Piseiro trazem um grande desafio: qual o melhor jeito de dançá-las?
Segundo o professor Marcelo Grangeiro que já ensinou diversos famosos a dançar, “o diferencial desse estilo é que ele é simples, fácil de aprender e que se conecta com a essência das pessoas”, destaca.
Parecido com o forró, o Piseiro tem alguns pontos fundamentais que se diferenciam de outros estilos. Segundo Grangeiro, o ritmo do Piseiro é acelerado e por isso pode ser dançado sozinho ou acompanhado. “Com seis passos básicos que podem ser aprendidos rapidamente, qualquer pessoa pode se arriscar no Piseiro e cansar de dançar no carnaval”, brinca.
O que é piseiro?
Se você ainda está um pouco perdido e não sabe o que é piseiro, ou pisadinha, vamos lá: é um tipo de estilo musical como se fosse um forró eletrônico em que o teclado assume o protagonismo.
Assim, apenas um músico consegue fazer o som de toda uma banda. Por isso, o forró de teclado ganhou seu espaço, primeiramente, nas periferias e no interior, já que não era preciso uma grande estrutura para o artista completar o seu show, bastava apenas o cantor e o tecladista. Com músicas dos Barões da Pisadinha, Tarcísio do Acordeon, Mari Fernandez e João Gomes e até especiais da Pabllo Vittar e Duda Beat, o piseiro conquistou o Brasil.
CONTINUE LENDO →