Uma idosa de 71 anos foi presa por injúria racial em flagrante na última segunda-feira (23) após chamar uma passageira e a cobradora de um ônibus que estava parado no Terminal do Cruzeiro, de “macacas”. Leila Gomes de Oliveira ainda disse que “pessoas dessa cor” só querem o dinheiro dela.
De acordo com as informações, no episódio que ocorreu por volta das 11h, a passageira Edilaine Ferreira dos Santos, 29, conta que tudo começou quando Leila ficou sabendo que o coletivo ainda demoraria alguns minutos. “Ela começou a dizer: ‘essa macaca toda vez faz isso’. Eu reclamei dizendo que eu era da mesma cor e ela continuou: ‘você também é macaca”, disse.
Edilaine então começou a bater boca com a idosa, além de ter pegado o celular e começado a gravar. “A mulher pegou o contracheque dela e ficou dizendo que ‘gente dessa cor quer o meu dinheiro’. Não parava”, explica.
Pouco depois, a cobradora e o condutor voltaram ao ônibus e presenciaram a discussão. “Quando ficou sabendo o que aconteceu, fecharam a porta e não deixaram ela descer. O motorista chamou a Polícia Militar e fomos todos para a 5ª DP [Área Central]”.
Na delegacia, as vítimas registraram ocorrência e foram informadas que há outros 22 casos iguais contra Leila. “Fiz questão de representar contra ela. Foi uma situação terrível. Nunca na minha vida imaginei que iria passar por essa situação”, desabafa.
A idosa foi presa e, segundo consta na ocorrência, não informou ninguém sobre a detenção e preferiu ficar calada em depoimento.
CONTINUE LENDO →