A atendente de lanchonete, Eliane Souza dos Santos, de 24 anos, sofre com sangramentos diariamente há 5 meses, enquanto aguarda na fila para a retirada do DIU que se encontra fora do lugar.

Ela afirma que o aparelho foi colocado em julho do ano passado e, desde outubro, já perdeu cerca de 5kg por conta dos constantes sangramentos.

Segundo o G1, Eliane contou que colocou o contraceptivo DIU após o parto de sua filha, em 31 de julho. “Foi por indicação da médica, que disse que não tinha problema nenhum e que seria até bom para mim”. A jovem afirma que logo que lhe foi colocado o dispositivo, começou a sentir dores e um desconforto que não pararam desde então.

A atendente passou por consultas pós-gravidez e pediu para que a médica solicitasse uma ultrassom para verificar o estado do DIU. “Fiz o exame e mostrou que ele estava fora do lugar. Outra médica no posto até tentou tirar. Porém, só com o toque, ela não conseguiu achar o DIU e disse que provavelmente o fio estava dentro do útero”, conta.

Após essa consulta, ela entrou em uma fila de espera para realizar o procedimento de retirada do dispositivo, mas ainda não teve qualquer retorno. Com a demora, Eliane voltou a passar em atendimento médico para reclamar dos sangramentos que ocorriam frequentemente. “Só me passaram um remédio para parar o sangramento. Porém custa mais de R$ 60, é muito caro e não consegui comprar. Pra mim esse preço fica pesado, porque minha filha o pai não assumiu, somos só nós duas”.

“Sangro todos os dias desde outubro e preciso usar absorvente, que troco a cada vez que vou tomar banho, além das dores fortes”. Segundo ela, nos últimos dias, o sangramento tem diminuído, porém ela teme ficar sem utilizar o absorvente. “Tem momentos em que tenho uma dor muito forte na barriga e o sangue escorre”.

Foto: Arquivo Pessoal

Ainda segundo o G1, em nota, a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) informa que a paciente citada passou por atendimento no dia 4 de março, onde foi avaliado o caso e verificado que não havia necessidade de urgência na retirada do DIU.

A pasta afirma que, ainda assim, no dia 8 de março a paciente entrou no sistema de regulação e atualmente encontra-se na posição 40 para a realização do procedimento. A Sesap informa ainda que está programado para a próxima segunda-feira (14) um novo contato da equipe com a moradora para reagendar nova consulta na Usafa, onde será reavaliado o caso.

De acordo com a Sesap, uma vez que seja verificada urgência na retirada do DIU desta vez, as equipes emitirão o pedido de prioridade do procedimento.

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