Uma menina de 3 anos e o irmão de 5 morreram na semana passada após comerem um fruto que encontraram no quintal de sua avó. As informações são do jornal local El Pilon.
Segundo as informações, Jhofran Chaya e Amira Chaya pensaram que estavam comendo maçã, já que o fruto tinha aparência e o formato bem semelhantes.
Parentes das vítimas informaram que após comerem o fruto da planta Thevetia ahouai, conhecida no Brasil como tingui-de-leite- e aguaí ou “bola de toro”, as crianças não sentiram nada, mas cerca de uma hora depois, começaram a apresentar os primeiros sintomas.
“Na hora, nada aconteceu, mas horas depois começaram a vomitar e apresentavam todos os sintomas de envenenamento“, conta o pai das crianças que disse ainda que Amara ingeriu quatro frutas e o irmão seis. Os irmãos foram levados às pressas para uma unidade de saúde local.
Ambos ficaram dois dias recebendo atendimento médico, mas infelizmente não conseguiram resistir ao envenenamento. “A menina piorou e o que fizeram foi dar soro até ela ser encaminhada para a UTI, onde morreu“, relatou ainda o pai das vítimas.
O homem diz ainda que os filhos não receberam um melhor atendimento por serem de outro país. A família é venezuelana, imigrante na Colômbia, e só tinham uma espécie de plano de saúde básico.
“Como somos venezuelanos, o seguro que as crianças tinham não contava muito. A menina piorou e o que fizeram foi dar soro até ela ser encaminhada para a UTI, onde morreu”, desabafa o pai.
Ele conta que procurou a Ouvidoria da Colômbia e solicitou a transferência do menino para uma unidade de saúde mais bem equipada. A transferência foi autorizada, contudo Jhofran foi a óbito a caminho do hospital.
CONTINUE LENDO →