Pode não parecer, mas os caroços são bem comuns em cachorros. Felizmente, a maioria deles não tem ligação com células cancerígenas, mas claro, é sempre bom ficar atento aos sinais e por via das dúvidas, levar o seu animal ao veterinário para saber como está a saúde do pet. 

Apenas um especialista é capaz de dar o diagnóstico da saúde do animal. Mas geralmente, os caroços benignos demoram mais para crescer e ficam em apenas uma região, já os malignos, em sua maioria, crescem mais rápido e se espalham pelos órgãos ou pelo corpo todo. 

Causas

Os caroços podem surgir por diferentes fatores, como obesidade, problemas glandulares, genética, excesso de exposição ao sol, entre outros. Vírus, bactérias e até reações inflamatórias a medicamentos também podem causar essa protuberância na pele do animal. 

Além destas podemos citar fatores como: 

  • Pancadas – Se o animal se acidentar ou for acidentalmente atingido, é possível que um caroço apareça no local, mas o ideal é que suma em alguns dias.
  • Mastocitomas – Esses caroços são formados por células de defesa do corpo do animal, protegendo-os da invasão de germes, por exemplo. 
  • Feridas –  Feridas que não cicatrizaram ou picadas de inseto também podem ocasionar caroços na pele do animal.
  • Carcinoma de células escamosas – O carcinoma nestes caso, aparece quando feridas não cicatrizam ou há a presença de pequenos caroços em várias regiões do corpo.
  • Tumor mamário – Em casos mais graves, podem aparecer um dos cânceres mais comuns em cadelas que não foram esterilizadas.

O que fazer?

A primeira medida a ser tomada assim que encontrar um caroço na pele do animal é levá-lo ao veterinário para um diagnóstico preciso. A consulta envolve um exame clínico e alguns exames laboratoriais.

Algumas patologias, no entanto, necessitam de exames complementares para se ter um diagnóstico mais acertivo. Não há como prevenir o aparecimento dos caroços, mas manter uma vida saudável é essencial para evitar que eles apareçam. O diagnóstico precoce também é fundamental para a prevenção do problema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *