Elas são ótimas para decorar a casa, perfumar o ambiente e dar um toque todo especial a qualquer local. Ter flores e plantas no lar é uma ótima opção para proporcionar um local bastante acolhedor. Contudo, quando o assunto envolve os pets, é necessário ter um pouco mais de cuidado.
Algumas espécies de plantas são consideradas venenosas, já que os animais de estimação adoram morder as folhas. Gatos e cachorros são animais extremamente curiosos, que gostam de explorar cada canto da casa, e por isso é importante ter um cuidado redobrado com certas espécies de plantas.
Conheça algumas plantas que podem ser extremamente nocivas para o seu “filho” de quatro patas:
Plantas tóxicas para os Cachorros
- Tipos de lilás conhecidas como berço de Moisés, lírios e as compradas normalmente para decorar a nossa casa;
- Palmeira sagu;
- Azaleia;
- Narcisos;
- Mamonas;
- Babosa;
- Ave do Paraíso – uma linda planta exótica que se encontra em abundância nos ramos de flores ou em muitos jardins públicos;
- Comigo Ninguém Pode.
Plantas tóxicas mais comuns para os Gatos
- Antúrio;
- Azaleia;
- Babosa;
- Banana-de-macaco ou manacá;
- Bico-de-papagaio;
- Comigo-ninguém-pode;
- Copo-de-leite;
- Coroa-de-cristo;
- Costela-de-adão;
- Dedaleira;
- Erva-moura;
- Espirradeira;
- Folha-da-fortuna;
- Hera;
- Hortênsia;
- Lírio, lírio-da-paz, lírio-do-vale;
- Mamona (mamoneira);
- Tulipas;
- Begônias;
- O damasco também é uma planta muito comum que se torna venenosa para os gatos, da mesma forma que a semente da maçã é altamente tóxica para este animal.
Caso o animal tenha contado ou ingerido alguma dessas plantas, os sintomas podem ser irritação das mucosas, falta de ar, salivação excessiva, movimentos lentos, diarreia e vômito. Leve o animal imediatamente a um médico veterinário quando houver suspeita de intoxicação, para que o diagnóstico seja feito e assim o tratamento seja iniciado.
CONTINUE LENDO →