Desde que chegou, ele é a sensação da casa. Todos querem brincar e ver ele correndo pelos cantos e chamando atenção. Mas depois de toda essa euforia do primeiro contato com o cachorrinho, é preciso ter cuidado com a educação.
Os primeiros seis meses são muito importantes para que o animal de estimação aprenda algumas coisas que vão facilitar a convivência. Fazer as necessidades no lugar certo, o que comer, não morder, convívio com outras pessoas e animais, são alguns exemplos.
Algumas técnicas podem te ajudar nesse processo. Saiba como.
1. Socialização
Depois de tomar as primeiras vacinas, o filhote já pode ser “apresentado” ao mundo. Leve o cachorro a lugares considerados seguros, que permitam que ele entre em contato com outros pets e também outras pessoas (crianças, adultos, idosos).
2. Necessidades no lugar certo
Quando filhote, o cachorro ainda não tem muita noção do que é certo ou errado. E para algumas pessoas, ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo pode ser desafiador.
Estabeleça um local distante de onde ele come e dorme. Área externa ou de serviço podem ser opções. O próximo passo é supervisionar o animal e prestar atenção aos movimentos que mostram que ele está prestes a fazer xixi ou cocô. Eles costumam cheirar bastante um local antes de fazer, essa é a hora.
É preciso paciência, porque ele vai errar diversas vezes até associar o local adequado para fazer suas necessidades.
3. O poder do “não”
Assim que os dentinhos nascem, é instintivo, eles vão querer morder. E é preciso ensinar que não devem morder pessoas, dizendo a eles um sutil mas poderoso “não”.
Dê objetos de borracha, mordedores próprios para cães, brinquedos para que ele “alivie” a tensão de morder tudo o que vê pela frente. E sempre que houver um deslize diga não e ofereça o brinquedo.
4. Crie uma rotina
Os cães filhotes costumam dormir mais que os adultos e podem querer comer descontroladamente. Por isso é importante estabelecer esses horários.
Determine horários para comer, dormir, brincar, passear. Os cachorros costumam seguir esses horários pré-definidos e se adaptam facilmente no dia a dia.
5. Onde dormir
Especifique e mostre para o seu cãozinho onde ele deve dormir. Alguns donos costumam colocá-los para dormir junto com eles, mas é importante estimular o hábito do pet dormir no lugar certo.
Coloque brinquedos, decore, deixe o local confortável para que seja mais fácil a adaptação.
6. Recompensa
Já ouviu falar em adestramento positivo? É quando o cão é recompensado, geralmente com um biscoito, um mimo, por alguma tarefa cumprida.
Se quer ensinar a sentar, deitar, dar a patinha, essa técnica pode ajudar bastante e contribui para aumentar a obediência do animal.
CONTINUE LENDO →