O uso de animais, principalmente os cães, como terapeutas é cada vez mais comum para o tratamento alternativo de doenças como depressão e ansiedade.

Os apaixonados por animais relatam com facilidade os benefícios da convivência diária com os pets. Por isso, cada vez mais, eles são utilizados para auxiliar no tratamento de diversas doenças. Estudos científicos realizados ao redor do mundo indicam que a presença dos cães no ambiente eleva os níveis de endorfina e diminui o estresse e a ansiedade dos humanos.

Com base nesse comportamento, os cães de apoio emocional vêm ganhando cada vez mais destaque entre as terapias alternativas para o tratamento de doenças como depressão, síndrome do pânico, câncer, entre outras.

Os animais terapeutas podem atuar em diversas frentes, entre as principais atividades está a terapia e a educação assistida. Em ambos os casos, o objetivo é que o pet traga benefícios para a saúde física e emocional dos humanos com quem interagem.

“Para realizar esse trabalho, o animal precisa receber um treinamento especial. Além disso, ele precisa ser sociável, ter um temperamento tranquilo e estar saudável. O cão é o animal mais utilizado para este tipo de trabalho, pois ele se adapta com mais facilidade as situações como adestramento e transporte”, explica a médica veterinária, Priscila Brabec.

Após o treino, os cães estão aptos para atuar em terapias assistidas por animais (TAA), que visam ajudar e proporcionar bem-estar durante o tratamento de doenças.  A TAA pode ser utilizada como idosos em lares de repousos, pessoas com deficiências mentais ou problemas de aprendizagem, crianças e adultos com problemas de adaptação social, entre outros.

Na Terapia Assistida por Animais, os pets trabalham com uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, psicólogos, adestradores, entre outros profissionais. O objetivo da ação é estimular a melhoria e bem-estar dos pacientes em tratamento por meio do desenvolvimento de uma relação afetiva com o animal.

O treino oferecido aos animais irá depender da função que será exercida. Entre os tipos de serviços estão: cão guia, cão ouvinte, cão de alerta, cão de serviço, cão terapeuta, cão de serviço psiquiátrico, cão de alerta de alergia e cão de serviço militar.

Pêlo próximo

Uma ONG carioca fundada em 2010, que une uma equipe multidisciplinar para realizar Terapia, Atividades e Educação Assistida por Animais, atuando junto a instituições, hospitais e centros de saúde do Rio de Janeiro, promovendo a interação entre seres humanos e animais com o objetivo de proporcionar benefícios terapêuticos.

“Nossa principal missão é proporcionar bem-estar para os animais, por isso, ao conhecer o importante trabalho realizado pela Pêlo Próximo, decidimos atuar como parceiros fornecendo Fiprolex e Canex para os cães e gatos do projeto durante o ano de 2018. Assim, os pets que trabalham com a missão de ajudar no tratamento dos humanos ficarão protegidos contra pulgas, carrapatos e verminoses”.


Priscila Brabec é médica veterinária e gerente de produtos da Ceva Saúde Animal, a 6ª maior empresa de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos, equinos e aves). A unidade de equinos é líder brasileira do segmento e detém mais de 30% do Market Share do setor. www.ceva.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *