A chegada de um filhote ao lar costuma ser uma fase repleta de descobertas para os tutores e o jovem cãozinho. Um relato muito comum e que preocupa os tutores é o choro noturno do cão na nova casa.
“Os filhotes estão habituados a dormirem acompanhados de sua mãe e irmãos, por isso quando chegam ao novo lar é comum que esses animais apresentem algumas mudanças comportamentais, como o “choro noturno”, afinal estão sozinhos e um ambiente diferente, explica a Médica Veterinária Priscila Brabec.
O problema ocorre, porque os animais se deparam com um ambiente desconhecido onde cheiros, sons e locais são completamente diferentes do que ele estava habituado. Isso acaba gerando uma série de sensações como medo, ansiedade e insegurança. “O choro é a forma que o animal encontra para expressar essas sensações de desconforto”.
Cuidados
O choro pode ser minimizado com alguns cuidados, como criar um ambiente onde o cão se sinta à vontade e seguro. Para auxiliar nessa fase de adaptação, os tutores também podem apostar no uso do ADAPTIL™ Difusor no ambiente, um análogo sintético do odor materno canino, que auxilia na adaptação dos cães em situações adversas proporcionando a sensação de segurança e bem-estar no ambiente.
Odor
Durante a amamentação, as cadelas produzem um odor específico que transmite conforto e segurança aos cães. O uso de produtos que auxiliam a adaptação do filhote ao novo lar e na diminuição do choro noturno”.
Priscila Brabec é médica veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção (bovinos, suínos e aves). www.ceva.com.br
CONTINUE LENDO →