O espumante já faz parte das datas de Natal e Réveillon e estas datas pedem rótulos para cada ocasião.

O que considerar na seleção para a melhor escolha e também surpreender os amigos com um brinde especial.

Fim de ano é época de confraternização. E seja ao lado de amigos do trabalho, de infância ou familiares, ter um rótulo de qualidade sempre à mão é a chave para transformar qualquer encontro em uma experiência realmente inesquecível.

E com as altas temperaturas que marcam essa sazonalidade, um bom espumante é, sem dúvida, a melhor opção. “É um vinho refrescante e versátil que harmoniza com cardápios variados, acompanhando de entradas a pratos principais e até mesmo sobremesas. Também está muito ligado aos momentos festivos, desde os mais íntimos até as grandes celebrações”, diz a sommelière Nicole Batista.

Entre os espumantes mais conhecidos estão o Prosecco, o Cava e o Champagne, que possuem muitas diferenças entre si, como a região de origem, o método de produção, as uvas utilizadas, entre outros.

Além das diferenças relacionadas a origem e produção, os espumantes apresentam uma classificação em relação a quantidade de açúcar residual, medida em gramas por litro. A classificação, que muda de um país para o outro e é diferente da utilizada nos vinhos tranquilos (os que não possuem gás), revela se determinado rótulo terá doçura perceptível no paladar ou não.

“Na Legislação Brasileira, a classificação dos espumantes é dividida em: nature, extra-brut, brut, seco, demi-sec e doce, sendo que a partir da categoria demi-sec, a doçura no paladar já é perceptível”.

E qual o mais apropriado para as celebrações de fim de ano?

  1. A Ceia de Natal

Ceia de Natal pede um Cava brut na hora do brinde. Isso porque a bebida feita pelo método tradicional, o mesmo utilizado nos champagnes, possui a acidez necessária para harmonizar com as mais diversas carnes servidas na ocasião, como lombo, tender, chester e peru.

  1. O almoço de Natal

Prefira um Prosecco brut para a ocasião, especialmente se o cardápio incluir saladas, frituras e carnes leves no prato principal. Massas com frutos do mar, risotos e queijos também vão bem com o espumante, que deve ser servido bem gelado, com uma temperatura média de 7°C para aproveitar a bebida da forma correta.

  1. Hora da sobremesa

Para acompanhar a sobremesa de Natal escolha um espumante demi-sec ou doce. Ele harmoniza com saladas de frutas, bolos, mousses e doces à base de frutas. Uma sugestão é utilizar taças tipo flûte, que além de charmosas conservam melhor as borbulhas da bebida.

  1. Festa de Réveillon

Para dar adeus ao ano que passou e brindar 2019 com estilo ao lado dos amigos e com um cardápio sofisticado, aposte no Champagne. A bebida é refinada, possui boa presença em boca, cremosidade e acidez ideal para celebrações noturnas descontraídas, como as que envolvem a tradicional festa de Ano Novo ao lado da família e amigos.


Nicole Batista é sommelière da Wine.com.br, maior clube de assinaturas e e-commerce de vinhos da América Latina. Oferece uma seleção variada, com rótulos para todos os momentos. Em 2010, foi criado o Clube Wine – um dos pioneiros no mercado de assinaturas – que conta com mais de 140 mil sócios e foi eleito, em 2017, o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards. wine.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *