A plenitude da vida não vem da ausência de lutas, mas de uma profunda conexão com Deus, que transforma cada obstáculo em oportunidade de crescimento e testemunho. É o que defende a pastora e terapeuta familiar Raquel Lima no lançamento Viva – uma jornada de fé, esperança e milagres, publicado pela Editora Vida. O livro propõe um caminho de redescoberta e empoderamento espiritual, ao oferecer ferramentas práticas embasadas nas Escrituras para que cada pessoa vença a estagnação, reconecte-se com a própria identidade e experiencie as promessas divinas.
Por meio de histórias bíblicas, como a das filhas de Zelofeade, e testemunhos pessoais – quando a escritora lutou contra a depressão, síndrome do pânico e luto –, Raquel afirma que a atitude de se posicionar diante de Deus pode romper leis e mudar destinos. “Não adianta dizer ‘eu confio’, mas agir como quem desconfia; não adianta gritar ‘eu recebo’, mas viver como uma incrédula”, diz. A obra mostra que as promessas do Céu se cumprem, mesmo quando tudo parece desfavorável; mas, para isso, é necessário passar por um processo de cura interior, amor-próprio e renovação ao alinhar discurso e comportamento a partir da fé.
Deus reserva grandes promessas para cada uma de nós, mas existem atitudes que precisamos adotar se quisermos alcançar e cumprir plenamente os propósitos do Céu […] é tempo de assumir responsabilidade sobre sua vida e se levantar com convicção em direção às promessas divinas.
(Viva, p. 27)
Raquel também compartilha situações do dia a dia que ilustram com sinceridade como a esperança pode ser vivida de forma prática: desde reconhecer o valor das alianças certas e parar de insistir em mudar pessoas que escolheram permanecer iguais – até entender que orar por mudança sem romper com padrões emocionais e espirituais antigos é permanecer estagnada. A escritora ainda fala sobre as “leis invisíveis” capazes de aprisionar as pessoas, como: o medo herdado de gerações passadas e padrões familiares de escassez emocional.
Longe de romantizar o sofrimento, Viva o transforma em ponte para que mulheres não apenas sobrevivam aos desafios cotidianos, mas vivam plenamente o destino que lhe foi preparado. Com orações ao final de cada capítulo e reflexões guiadas, este lançamento é um convite para as cristãs abandonarem o papel de vítima e assumir, com coragem, sua posição de filha do Pai. Afinal, a mensagem deixada é clara: é preciso escolher Deus todos os dias para poder acessar as heranças espirituais e bençãos divinas.
