Final de ano, depois de vários meses de demandas, responsabilidades e problemas, é natural se sentir cansado e até um pouco irritado, mas quando será que essa irritabilidade pode passar a ser um sinal de alerta?

A psiquiatra Dra Naiayde Monte, especialista em Transtornos do Humor pela USP, explica. “Irritação é algo que todos nós podemos sentir diante de determinados estímulos e contextos, mas ela costuma ser passageira e não ter maiores impactos na nossa vida”, explica acrescentando que “Quando essa irritação passa a ser persistente, causar sofrimento e/ou prejuízos nas relações, trabalho e outras atividades, é hora de parar e investigar sua causa”.
 

Especialmente quando existem explosões de raiva, com violência verbal ou até mesmo física, a psiquiatra ressalta que é importante procurar ajuda médica. “Muitas vezes essa irritação pode gerar conflitos com quem está ao redor da pessoa, desentendimentos no trabalho, brigas nos relacionamentos, com consequências imprevisíveis”, acrescenta .
 

Quando não é normal, a irritação vem junto de outros sintomas, tais como alterações do sono, do apetite, na motivação e nos pensamentos. “Nesses casos, alguns transtornos devem ser pesquisados, como o Transtorno Bipolar”, finaliza.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *