A estreia de Caroline Grings na literatura leva às estantes infantojuvenis uma bonita e profunda história sobre empatia, resiliência e aceitação. A troca de estação é um convite à introspecção e reflexão a respeito da jornada humana na Terra, os caminhos que as pessoas percorrem e como as relações feitas ao longo da vida moldam cada existência.

No enredo, a jovem Elena percorre diariamente um caminho simbólico, em representação à jornada da vida. Em algumas dessas andanças, depara-se com Maria, uma criança solitária e com sinais de abandono da avó que, vez ou outra, a acompanhava. Quando a mulher se aproxima da menina, a idosa, cansada e preocupada com o trabalho, vê a oportunidade de passar os cuidados da pequena à jovem, pois pensou que outra pessoa poderia fazê-los melhor.

É assim que se inicia uma bela jornada: Elena adota Maria e a ensina sobre questões práticas e emocionais, como a troca de estações – em analogia às fases da vida, o passar do tempo e as mudanças que o acompanham. O vínculo de afeto entre elas dá um novo significado ao caminho que juntas percorrem, já que o amor e a atenção de uma pessoa impactam positivamente no existir da outra.

— Bem, Maria… eu ando todos os dias por aqui. Você gostaria de fazer
o caminho comigo algumas vezes? Maria fez que sim com a cabeça.
A moça estendeu a mão, Maria a pegou. Seguiram de mãos dadas
pelo caminho. 
(A troca de estação, pág. 22)

As ilustrações da catarinense Vanessa Martinelli dão ainda mais destaque e ludicidade à abstração da história que é carregada de simbologias. A autora sugere, por exemplo, que a menina seja a personificação da infância da protagonista; a jovem revisita o passado para ressignificar cicatrizes e amparar a criança interior.

A troca de estação tem ainda o propósito de criar uma ponte emocional entre gerações, incentivando momentos de interação, leitura e reflexão em conjunto entre responsáveis e crianças. A mensagem central da autora é clara: enquanto houver vida e empatia, haverá oportunidades de crescimento, reinvenção e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *