Os problemas sexuais podem ter um impacto significativo na qualidade de vida do indivíduo e do casal que, muitas vezes, evita conversar sobre o assunto. Para auxiliar neste sentido, as psicólogas com mais de 30 anos de experiência em sexualidade humana e psicoterapia de casal, familiar e individual, Denise Miranda de Figueiredo e Marina Simas de Lima, desenvolveram o livro-caixinha® Vamos falar de problemas sexuais, lançamento da Matrix Editora.
As especialistas elaboraram 100 perguntas que orientam um bate-papo direcionado a identificar alternativas de superação – como ajuda profissional, se for o caso – e também com intenção de restaurar a intimidade e a conexão no relacionamento.
Segundo as autoras, os incômodos que impedem a prática sexual podem se manifestar de diversas formas, como diminuição da libido, disfunção erétil, ejaculação precoce, dor durante o sexo, e levar a sentimentos de frustração, ansiedade, isolamento e depressão. Para elas, é importante manter o diálogo e não permitir o agravamento dos sintomas.
Perguntas como “Você teve um trauma na infância que acha que pode interferir em sua sexualidade hoje?”, “Quem transmitiu as principais informações que você tem sobre sexo? Acha que elas foram suficientes ou corretas?” e “Você já viveu alguma situação na adolescência que prejudica sua sexualidade hoje?” fazem parte do livro-caixinha e dão abertura para conversas mais livres entre os parceiros.
Vamos falar de problemas sexuais é um importante instrumento para a introdução de temas considerados tabus para muitas pessoas, e pode proporcionar momentos de compreensão, conforto e afeto que o casal precisa.
CONTINUE LENDO →