Viver não deveria ser sinônimo de sofrimento. Este é o ponto de partida para Playfulnesslançamento literário do especialista em psicologia positiva Lucas Freire. A obra resgata os benefícios das brincadeiras de criança que caem em desuso na vida adulta, quando tudo é sério demais.

Neste sentido, brincar não significa não levar a vida e o trabalho a sério, mas sim estimular a criatividade, as relações interpessoais, o sentimento de pertencimento, a satisfação com as atividades executadas no dia a dia e muito mais.

Burnout, estresse, depressão e ansiedade infelizmente são diagnósticos cada vez mais comuns. Como é possível então encarar a rotina como algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais? Ancorada em quatro bases, a metodologia criada pelo psicólogo auxilia o leitor na busca por uma vida mais leve e criativa mesmo em um cenário de pressão e exigências.

Ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade
é uma característica intrínseca a todo e qualquer ser humano […].
Ela é fruto do emprego da paixão, da curiosidade e da determinação,
em quantidades absurdas, para resolver problemas e fazer a diferença.
(Playfulness, pg. 53)

Com exemplos práticos e histórias reais, o psicólogo ensina maneiras de usar a ludicidade na vida. O livro Playfulness reúne ferramentas para responder, com leveza e originalidade, as incertezas, as contradições e as ambiguidades da hipermodernidade.

Com a “Teoria do flow”, por exemplo, é possível entender não apenas como realizar aquilo que desejam, mas também o que fazer para se sentir realizado. Freire apresenta ainda o conceito de “Tensão criativa” e revela que as ideias inovadoras costumam surgir em situações de adversidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *