Segundo pesquisas científicas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que avaliam os benefícios comportamentais e neurais da prática de mindfullness, crianças podem ter benefícios acadêmicos e de bem-estar ao praticar meditação de forma rotineira.
O mindfullness é a habilidade de focar no presente, de maneira ativa, evitando distrações. Pode ser desenvolvida por meio de exercícios de concentração e respiração, em que, no caso das crianças, devem ser iniciadas aos poucos e, com o tempo, ir evoluindo. Além dos benefícios conhecidos pelo mundo corporativo – como maior foco e atenção – o universo escolar também sai ganhando.
De acordo com a professora de Yoga, Tatiana Nieweglowski, a atividade ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse dos estudantes. “Assim como qualquer exercício, a meditação precisa de dedicação e prática, mas os resultados valem a pena e são bastante visíveis”, comenta. As pesquisas comprovaram que alunos do 6º ano que praticaram atenção plena com frequência afirmaram ter menos estresse e reagiram melhor diante de situações que poderiam indicar medo.
Em Curitiba (PR), a prática já está na rotina das turmas da Educação Fundamental. Segundo a professora, ter a capacidade de focar em algo e estar plenamente na execução de uma tarefa ou no momento, é algo que que será útil para toda a vida e quanto antes for praticado, mais chances terá de ser incorporado aos hábitos de vida.
Confira cinco dicas da professora para quem quer começar a praticar o mindfullness:
Prática dos 5 sentidos:
Iniciar aos poucos e com itens do dia a dia é a melhor maneira de começar a praticar o mindfullness. A dica é escolher um sentido a cada dia e trabalhar nele por alguns minutos.
Visão – acender uma vela e observar a chama queimar por cerca de 3 minutos sem interrupções.
Olfato – usando um aromatizador de ambientes, ou óleo essencial aromatizado, focar nos diferentes aromas que ocupam o ambiente.
Audição – com ajuda de um sino ou um instrumento que faça sons longos, observar as variações de volume e entonação dos sons emitidos, focando somente nesse sentido.
Paladar – escolha uma bala ou uma uva passa, por exemplo, para sentir o diferença de sabor e textura ao longo do período determinado.
Tato – utilizando um pote com areia, farinha ou fubá, explore a textura do material em suas mãos, deixando de lado todos os outros pensamentos pelo período escolhido.
CONTINUE LENDO →