Quando algo angustiante que aconteceu há algum tempo não para de causar pensamentos negativos, exercícios de escrita podem ajudar.
Segundo o professor de psicologia da Universidade da Virginia (EUA) Tim Wilson, a atividade nos ajuda a organizar os pensamentos e faz com que a mente pare de focar tanto naquele tema.
Um desses exercícios foi desenvolvido por um psicólogo chamado James Pennebaker que envolve escrever sobre a fonte de preocupação ou angústia por 15 minutos antes de dormir. Para funcionar, a pessoa deve focar em seus sentimentos e pensamentos profundos sobre o episódio.
“Parece fácil, mas não é tão simples assim escrever sobre coisas negativas. Mas se a pessoa persistir na atividade por duas ou três noites seguidas, isso traz benefícios incríveis”.
A atividade funciona especialmente bem nas pessoas que começam a escrever seus pensamentos de forma misturada, sem muita coerência e sentido, mas que acabam encontrando uma nova narrativa, um novo jeito de descrever este evento angustiante. Isso traz significados que talvez façam com que a pessoa pare de pensar tanto no assunto porque ela entende melhor o que aconteceu.
“Como resultado a saúde, sistema imunológico e outras coisas melhoram ”.
Em outras palavras: o bom e velho hábito de manter um diário antes de dormir pode fazer maravilhas com a nossa mente.
Fonte: Hypescience
CONTINUE LENDO →