Depressão está sendo considerada o flagelo da saúde humana neste séc. XXI. É preciso atenção pois é uma doença silenciosa que começa como desencanto/tristeza e torna-se muito grave, incapacitando a pessoa para o trabalho e a vida.

Há ainda, em nossa sociedade, muito preconceito em consultar um neurologista, um psicólogo ou psiquiatra. Ou mesmo, de fazer exames preventivos com endocrinologistas para avaliar a dosagem de hormônios, vitaminas e outras substâncias vitais à boa saúde.
Nostalgia, tristeza e outros sentimentos similares, muitas vezes, são a decorrência de um fim-de-semana monótono e triste. Isto não é um quadro de depressão. No entanto se este estado de espírito começar a fazer parte do seu cotidiano, atenção!

Tenha amigos, busque atividades lúdicas, pequenos prazeres a exemplo da culinária, do artesanato, artes, cultura (livros, teatro, cinema, etc…). Não se deixe entrar no círculo vicioso da ociosidade, do desencanto e da tristeza, tendo como resultado a perda do Sentido da Vida, dos Sonhos, da vontade de viver, etc …

Algumas considerações

  1. Deficiências Emocionais: Em 2018 escrevemos o post “Deficientes Emocionais” com reflexões em prol da qualidade de vida de milhões, de pessoas no Brasil e mundo. Em nossa larga vivência nas áreas de Gestão de Pessoas e RH, observamos muitas pessoas e situações que podemos caracterizar como decorrentes de deficiências emocionais. Há deficientes emocionais por traço hereditário ou por deficiência de educação familiar. Há ainda outros que são moldados pelo meio que vivem e pessoas com quem convivem. Saiba +++
  2. Sentimentos Humanos Comuns: Nostalgia, tristeza e outros sentimentos são decorrência da vida cotidiana. São, entre aspas, normais por conta de problemas da vida, dias monótonos e chatos. Como escrever, para nós, é ótimo terapêutico emocional, resolvemos abordar esta temática e tivemos a grata satisfação de encontrarmos no Google um artigo e mais dois posts muito legais e, além de copiar fragmentos destes escritos, deixamos os links para quem quiser lê-los na íntegra. Saiba +++
  3. Problemas e o Sentido da Vida: Em 2017 escrevemos post “Problemas, Sofrimento e o Sentido da vida” que são questões que acompanham o homem desde os seus primórdios. Viktor Frankl em sua sabedoria e experiência de vida, explicou em dois vídeos, o sentido do sofrimento humano e formas alternativas para superarmos o medo, desesperança e o desespero. Duas frases lapidares suas, passam a ideia central:
    • a) “Você não é produto das circunstâncias, você é produto das suas decisões.”;
    • b) “Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida. Saiba +++
  4. Suicídios decorrentes da Depressão:  Suicídios em Crianças, Jovens e adultos é alerta a um gravíssimo problema que aumenta silenciosamente em todas as partes do mundo. Várias tradições religiosas, seitas e Grupos de Ajuda que trabalham incansavelmente contra esta atitude muito negativa e de graves consequências para a própria pessoa, seus familiares e amigos. Saiba +++ .

Deprimido é o indivíduo que apresenta depressão, que sofre de depressão, depressivo.

O Brasil é o país mais deprimido da América Latina, aponta a OMS. São 11,6 milhões de brasileiros que sofrem do distúrbio.

Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *